Poli-UFRJ debate sobre os avanços e futuro do setor nuclear no país

Publicado em: 01/10/2019 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Uma programação intensa e variada é o que promete movimentar a VII Semana da Engenharia Nuclear (SEN) da Escola Politécnica e Coppe/UFRJ. Realizado entre os dias 14 e 18 de outubro, o evento traz debates sobre os avanços do setor nuclear no país, estimula a integração de alunos com diversos especialistas e os aproxima do mercado de trabalho. As atividades, que incluem mesas-redondas, palestras e minicursos,serão abertas ao público e ocorrem no Centro de Tecnologia da UFRJ, na Ilha do Fundão.

Organizada por alunos de graduação em Engenharia Nuclear da Escola Politécnica e alunos de pós-graduação da Coppe, com supervisão do professor e coordenador do Programa de Engenharia Nuclear da Coppe/UFRJ, Paulo Frutuoso, a programação prevê abordagens a respeito da inserção das mulheres no setor nuclear, o uso alternativo da engenharia nuclear (agricultura, indústria e irradiação de alimentos), o futuro do setor nuclear no Brasil, os acidentes nucleares e radiológicos (Chermobyl, Fukushima e Goiânia), e os reatores do futuro.

Segundo Andrey da Costa, aluno do 8º período de Engenharia Nuclear e copresidente da SEN, a tecnologia nuclear é malvista pela maior parte da sociedade. “O receio com a energia nuclear acontecepelos estereótipos acumulados ao longo do tempo, principalmente por causa das bombas atômicas lançadas sobre o Japão na 2ª Guerra e do acidente de Chernobyl. E, é essa mudança de pensamento que pretendemos alcançar com o evento, divulgando a tecnologia nuclear e suas aplicações, mostrando que é de extrema importância para o futuro da humanidade, desde o tratamento e diagnóstico de doenças à produção de energia elétrica eficiente, confiável e sem emissão de gases do efeito estufa”, explica o aluno.

A cerimônia de abertura ocorrerá no próximo dia 14, às 10h, no auditório Horta Barbosa, com a presença dos diretores da Poli-UFRJ, professora Cláudia Morgado e da Coppe, professor Edison Watanabe, além dos professores Paulo Frutuoso e José de Jesus Rivéro, do Programa de Engenharia Nuclear, e Andressa dos Santos Nicolau, coordenadora do curso de graduação em Engenharia Nuclear.

Quem estiver interessado, pode conferir a programação completa e fazer inscrição pelo site www.nuclear.ufrj.br/semana2019. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail seen@poli.ufrj.br.

Serviço:

VII Semana de Engenharia Nuclear UFRJ

Dias: de 14 a 18 de outubro
Horário: 8h30 às 17h
Local: Av. Athos da Silveira Ramos, 149 – Bloco A (Centro de Tecnologia da UFRJ) – Cidade Universitária (Ilha do Fundão)
Mais informações pelo site http://www.nuclear.ufrj.br/semana2019 ou e-mail seen@poli.ufrj.br.
Inscrições gratuitas

Programação
14/10/2019 (Segunda-feira)
8h30 – Visita Técnica à INB – Indústrias Nucleares do Brasil
15/10/2019 (Terça-feira)
8h30 – Credenciamento e Café da Manhã
10h – Abertura do Evento
13h30 – Mesa redonda com mulheres do setor nuclear (WiN)
14h30 – Palestra: Projeto TERRA, propulsão nuclear aeroespacial
16h – Coquetel de abertura
16/10/2019 (Quarta-feira)
8h30 – Minicursos
13h – Painel 1: Medicina Nuclear e produção de Radiofármacos
15h – Painel 2:Usos alternativos da energia nuclear – agricultura, indústria e irradiação de alimentos
17/10/2019 (Quinta-feira)
8h30 – Minicursos
13h – Painel 3:Reatores do futuro (empresas patrocinadoras)
15h30 – Painel 4: O futuro da nuclear no Brasil
18/10/2019 (Sexta-feira)
10h – Painel 5:Acidentes – Chernobyl, Fukushima e Goiânia
13h – Painel 6: Cultura de segurança, comunicação de risco e aceitação pública
15h – Quiz
16h – Cerimônia de Encerramento