Criada diretoria adjunta de Políticas Estudantis na Poli-UFRJ

Publicado em: 05/12/2018 Escola Politécnica da UFRJ

A professora Marta Tapia, do Departamento Engenharia Naval e Oceânica, é a nova diretora adjunta da recém-criada Diretoria de Políticas Estudantis da Escola Politécnica da UFRJ. A iniciativa da diretora da Poli, professora Cláudia Morgado, ao propor a nova diretoria, tem como objetivo apoiar e criar oportunidades para que os alunos possam se desenvolver e se manter na instituição, num ambiente motivador e acolhedor.

“A Escola Politécnica é a maior unidade de graduação da UFRJ. Os alunos têm muitas iniciativas que precisam de apoio da diretoria e o perfil socioeconômico deles precisa ser acompanhado para podermos alavancar recursos a tempo de dar condições de permanência aos nossos alunos. Diante dessas múltiplas demandas, nasceu a necessidade de uma nova diretoria para cuidar das políticas estudantis, a DAPE”, explica a Diretora.

Marta Tapia é de origem chilena e, após graduar-se em Engenharia Naval na USACH (Chile), veio para o Brasil cursar mestrado e cursou também doutorado em Engenharia Oceânica pela UFRJ. Coordena o laboratório CONSTRUA, onde realiza pesquisas na área de construção naval e instalação de sistemas oceânicos, temas que são desenvolvidos nas suas aulas.

Como diretora adjunta da Poli-UFRJ, a professora Marta pretende trabalhar em conjunto com os representantes dos estudantes, diretoria da escola politécnica e decania para melhorar o dia a dia do aluno na faculdade.

“Gostaríamos que quando o aluno saia da faculdade tenha uma boa lembrança do tempo em que esteve nela, nosso esforço será dirigido a atender de forma mais objetiva para dar condições de melhor desenvolvimento nossos alunos, levando em consideração as condições socioeconómicas deles. Procuraremos alavancar recursos para oferecer uma melhor estadia e atendimento, durante a permanência como estudantes”, resume.