A Politécnica-UFRJ mantém convênios de cooperação acadêmica com importantes universidades no exterior. Com isso, os alunos da Politécnica têm a oportunidade de participar de programas de ensino em grandes centros de formação científica e tecnológica internacionais com possibilidade de estágio por intermédio das universidades parceiras. Temos enviado para o exterior alunos de todos os Cursos em Engenharia. A inscrição dos alunos interessados é feita de forma voluntária e se inicia pelo preenchimento de formulários específicos que podem ser obtidos no site na internet da Politécnica ou na Secretaria da Escola Politécnica, no Bloco A, 2º andar. Convém consultar o site da Politécnica para acesso aos editais de seleção ativos, e verificar se você atende aos requisitos colocados em cada Edital. Na ocasião dos períodos de inscrição, é colocada uma chamada para seleção no site da Escola Politécnica com divulgação por e-mail e nos corredores dos Blocos.
É muito importante que o aluno se prepare e tenha boas notas para realizar um intercâmbio acadêmico se deseja acrescentar esta experiência ao seu currículo. Por exemplo, em 2014 o Programa Ciência Sem Fronteiras da UFRJ definiu como critério mínimo para candidatura ter o CR acima de 6,0 e ter no máximo quatro reprovações. O currículo do aluno também é analisado, especialmente nos processos seletivos de bolsas da Politécnica-UFRJ, por isso é importante ser bolsista de iniciação científica ou participar de projetos acadêmicos vinculados aos professores.
Além disso, é necessário apresentar fluência escrita e oral no idioma da Instituição para a qual é candidato. Dependendo do edital de seleção, pode ser necessário apresentar fluência em inglês, francês ou em outro idioma. Para os casos de seleção para duplo diploma nas escolas francesas, existem requisitos específicos a serem atendidos, uma vez que os professores franceses vêm ao Brasil entrevistar os alunos, e, no caso da École Polytechnique, École de Mines de Paris e ENSTA das escolas da Rede PARISTECH, é aplicada uma prova oral e escrita aos candidatos pré-selecionados pela Comissão de Seleção da Escola Politécnica da UFRJ.
Ao mesmo tempo, a Politécnica-UFRJ tem recebido estudantes estrangeiros participantes dos programas de intercâmbio, propiciando aos nossos alunos a oportunidade de rica troca de experiências e divulgando internacionalmente a qualidade da formação dos nossos engenheiros. A integração dos alunos estrangeiros ao cotidiano da vida estudantil na UFRJ é apoiada pelo Grupo InterPoli, que promove almoços, atividades culturais, palestras e outras atividades que permitem um melhor acolhimento desses estudantes, e uma interação maior com os alunos brasileiros.
O intercâmbio internacional ocorre sob diferentes acordos firmados entre a Politécnica-UFRJ e Universidades de diversos países, como Alemanha, Estados Unidos, França, Itália, Espanha, Portugal, China, Peru e Canadá. Além das universidades que participam das redes internacionais que a UFRJ participa, como a Rede Magalhães e os programas Erasmus+. Esses acordos cobrem diferentes modalidades de intercâmbio, que vão desde a realização de um período de estudos no exterior, com a validação posterior na UFRJ dos créditos cursados nas instituições de outros países, até a emissão de duplo diploma.
No caso do duplo diploma, os alunos fazem uma parte do curso na UFRJ e outra no exterior, obtendo o grau de Engenheiro na UFRJ e o grau dado pela Universidade estrangeira. O tempo do duplo diploma regular é de 6 anos, ou seja, um ano adicional em comparação com o curso apenas na UFRJ.
Em caso de dúvidas, entre em contato através dos e-mails da Diretoria Adjunta de Relações Internacionais:
dari@poli.ufrj.br
dari.diretor@poli.ufrj.br