Secretarias de Graduação

Coordenação das Secretarias de Graduação

Av. Athos da Silveira Ramos, 149, CT – Bloco A, 2º andar, Sala 7
Cidade Universitária – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
Coordenador: Diego Barcellos do Amaral
2º Andar – Bloco A – Sala 7

E-mail: daex@poli.ufrj.br


Coordenação: Matheus Marins de Souza
E-mail: coordenador.ambiental@poli.ufrj.br
Secretaria: Sheila Mara Gomes de Souza
E-mail: secretaria.ambiental@poli.ufrj.br 
Bloco D – 205

Coordenação: Osvaldo Moura Rezende
E-mail: coordenador.civil@poli.ufrj.br 
Secretaria: Sheila Mara Gomes de Souza
E-mail: secretaria.civil@poli.ufrj.br
Bloco D- Sala 205

Coordenação: Luidi Gelabert Simonetti e Flávio Luis de Mello
E-mail: coordenador.computacao@poli.ufrj.br
Secretaria: Marcelo Amarante e Rafael Lopes
E-mail: secretaria.computacao@poli.ufrj.br
Bloco H – 212A

Coordenação: Alexandre Visintainer Pino e Eduardo Vieira Leão Nunes
E-mail: coordenador.automacao@poli.ufrj.br
Secretaria: Marcelo Amarante e Rafael Lopes
E-mail: secretaria.automacao@poli.ufrj.br
Bloco H – Sala 212A

Coordenação: José Luiz da Silva Neto e Markus Vinicius Santos Lima
E-mail: coordenador.eletrica@poli.ufrj.br
Secretaria: Luciana Nesci
E-mail: secretaria.eletrica@poli.ufrj.br
Bloco H – Sala 227

Coordenação: Carlos Fernando Teodósio Soares e Sérgio Lima Neto
E-mail: coordenador.eletronica@poli.ufrj.br
Secretaria: Marcelo Amarante e Rafael Lopes Oliveira
E-mail: secretaria.eletronica@poli.ufrj.br
Bloco H- Sala 212A

Coordenação: Ismael Vemdrame Flores e Hector Guilhermo Kotik 
E-mail: coordenador.materiais@poli.ufrj.br
Secretaria: Rodrigo Vital
E-mail: secretaria.materiais@poli.ufrj.br
Bloco F – Sala 214

Coordenação: Vitor Ferreira Romano e Gabriel Lisboa Veríssimo
E-mail: coordenador.mecanica@poli.ufrj.br
Secretaria: Tito Lívio J. Barbosa
E-mail: secretaria.mecanica@poli.ufrj.br
Bloco G – Sala 202

Coordenação: Hector Guilhermo Kotik e Ismael Vemdrame Flores
E-mail: coordenador.metalurgica@poli.ufrj.br
Secretaria: Rodrigo Vital
E-mail: secretaria.metalurgica@poli.ufrj.br
Bloco F – Sala 214

Coordenação: Carl Horst Albrecht e Ulisses Admar Barbosa Vicente Monteiro
E-mail: coordenador.naval@poli.ufrj.br
Secretaria: Mara Lúcia Silva de Moraes
E-mail: secretaria.naval@poli.ufrj.br
Bloco C – Sala 203

Coordenação: Andressa dos Santos Nicolau e Ademir Xavier da Silva
E-mail: coordenador.nuclear@poli.ufrj.br
Secretaria: Alexandre Dutra
E-mail: secretaria.nuclear@poli.ufrj.br
Bloco A – Sala 5

Coordenação: Rafael Mengotti Charin
E-mail: coordenacao-petroleo@poli.ufrj.br
Secretaria: Maria José C. do Amaral
E-mail: secretaria.petroleo@poli.ufrj.br
Bloco F – Sala 101

Coordenação: Ricardo Ferreira de Mello e Roberto Ivo da Rocha Lima Filho
E-mail: coordenador.producao@poli.ufrj.br
Secretaria: Maria José C. do Amaral
E-mail: secretaria.producao@poli.ufrj.br
Bloco F – Sala 101

Secretário: Rodrigo Cravo de Lima
E-mail: secretaria@nano.ufrj.br
Endereço: Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA)
Av. Horácio Macedo, 2030 – Cidade Universitária, Centro de Tecnologia (CT), Bloco J – 2º andar
CEP: 21941-598 Rio de Janeiro, RJ.

Auxílio Psicopedagógico

Em conformidade com as novas diretrizes  curriculares nacionais para os cursos de engenharia, a Escola Politécnica da UFRJ criou em 2019 a nova diretoria para Políticas Estudantis – DAPE, que coordena o projeto Centro de Acolhimento e Suporte Acadêmico (CASA). Este projeto foi criado pela Politécnica-UFRJ em parceria com a Escola de Química e a Coordenação Acadêmica do Centro de Tecnologia, com objetivo de promover o desenvolvimento social, pessoal e emocional do aluno, por meio de orientação psicopedagógica, acolhimento psicossocial e outras atividades que estimulem um ambiente mais afetivo e saudável para a formação de novos engenheiros. 

Neste período de pandemia, o CASA funciona virtualmente e promove rodas de conversas e palestras sobre saúde mental, auxílio psicopedagógico e atividades como yoga e meditação.  As atividades são anunciadas nas redes da Escola Politécnica e estão gravadas no canal do YouTube da instituição.

Assista aos vídeos promovidos pelo Casa Virtual no YouTube

Contamos também com o atendimento emergencial psicológico. Para mais informações, entre em contato através do e-mail da diretora adjunta de Políticas Estudantis, professora Marta Tapia.

Entre em contato: dape.diretora@poli.ufrj.br

Programa de Auxílio Financeiro

A Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PR7) é uma instância da Administração Central da UFRJ, responsável por implementar ações que buscam a permanência com qualidade de todos os estudantes da universidade. Para o segmento de estudantes cujas condições socioeconômicas podem inviabilizar a sua permanência na universidade e a conclusão de seu curso, a PR7 implementa ações de assistência estudantil. Todas as ações desenvolvidas pela PR7 estão dispostas na Resolução CONSUNI 02/2019.

Para os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica a PR7 mantém um Programa de Auxílios Financeiros que conta com processo de seleção, com minuciosa análise socioeconômica. Os processos são regidos por Editais, publicados na página eletrônica da PR7, no início de cada semestre letivo, em geral.

Os auxílios são:
a) Auxílio Alimentação: consiste na concessão de refeições gratuitas nos Restaurantes Universitários da UFRJ; 

*b) Auxílio Transporte Intermunicipal: consiste em auxílio financeiro mensal, no valor de R$ 380,00 (trezentos e oitenta reais), para custeio parcial das despesas de deslocamento à UFRJ, de estudantes de cursos presenciais, que residam em municípios distintos do campus em que estão matriculados e que permitam o deslocamento diário;

*c) Auxílio Transporte Municipal 1: consiste em auxílio financeiro mensal, no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), para custeio parcial das despesas de deslocamento à UFRJ de estudantes dos cursos presenciais do Campus Duque de Caxias;

*d) Auxílio Transporte Municipal 2: consiste em auxílio financeiro mensal, no valor de R$ 100,00 (cem reais), para custeio parcial das despesas de deslocamento à UFRJ, de estudantes de cursos presenciais do Campus Macaé;

e) Auxílio Educação Infantil: consiste em auxílio financeiro mensal, no valor de R$ 321,00 (trezentos e vinte e um reais), destinado a estudantes que comprovem possuir dependentes com idade inferior a 06 (seis) anos, tendo por objetivo suprir parcialmente as despesas decorrentes da maternidade/paternidade;

f) Auxílio Material Didático: consiste em auxílio financeiro, no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais), com a finalidade contribuir com as despesas para aquisição de material didático e pedagógico necessários para o pleno desenvolvimento das atividades dos cursos de graduação presenciais;

**g) Auxílio Moradia: consiste em auxílio financeiro mensal, no valor R$ 800,00 (oitocentos reais), destinado a estudantes não contemplados com vaga em Residência Estudantil, com a finalidade de custear parcialmente as despesas com habitação de estudantes que residam em local cuja distância torne inviável seu deslocamento diário para universidade e, por esse motivo, necessitam residir fora de seu núcleo familiar.

*Considerando a situação atual de suspensão das atividades acadêmicas presenciais devido à pandemia do Covid-19, os estudantes que forem selecionados para os Auxílios Alimentação, Transporte Intermunicipal, Transporte Municipal 1 e Transporte Municipal 2 serão incluídos, temporariamente, nos Auxílios Emergenciais Covid-19, nos termos da Portaria nº 3591, de 21 de maio de 2020, enquanto durar o período de aulas remotas.

 ** Não estão sendo ofertadas vagas na Residência Estudantil nos editais.

Em razão da pandemia da Covid-19 foram criados, ao longo de 2020, auxílios emergenciais. Para 2021, além do edital dos auxílios acima, será lançado um novo edital de auxílio à inclusão digital. 

Instruções normativas
Resolução CONSUNI 02/2019

Passo-a-passo

  • Acessar, com frequência, a página da PR7 para que não percam o prazo de inscrição dos Editais;
  • Ler com atenção os Editais;
  • Manter atualizado o email cadastrado no SIGA e acessá-lo rotineiramente;
  • Manter dados bancários atualizados no SIGA.

Entre em contato:

www.politicasestudantis.ufrj.br
dae@pr7.ufrj.br
atendimento@pr7.ufrj.br

FAQ

Não !

Em aderência aos procedimentos adotados pela UFRJ devido à pandemia do COVID-19, a Escola Politécnica está adotando novos  procedimentos e a redefinição de processos objetivando a mitigação  dos atendimentos presenciais e a manutenção continuada das  atividades acadêmicas, preservando o atendimento das demandas  de todo o seu corpo social e o público em geral.

Para garantir o atendimento das demandas na Sede da Poli-UFRJ,  foi criada o ATENDIMENTO VIRTUAL, onde o atendimento ao público  poderá ser feito de forma virtual, a partir do preenchimento de um  formulário eletrônico em que detalhes sobre a motivação de  atendimento poderá ser informada, assim como o upload de  documentos, caso necessário.

Link para acessar o ATENDIMENTO VIRTUAL:

Atendimento Virtual

Não ! 

Para garantir o atendimento específico das demandas de ensino e  extensão da Poli-UFRJ, a Diretoria Adjunta de Ensino e Extensão  (DAEX) criou o ATENDIMENTO VIRTUAL, onde os usuários do corpo social e  o público em geral poderão ter um atendimento virtualizado sobre as  seguintes demandas:

  • Procedimentos de Estágio; 
  • Procedimentos de ACE; 
  • Procedimentos de Colação de Grau; 
  • Procedimentos de Diploma; 
  • Procedimentos de Assuntos Gerais; 

No ATENDIMENTO VIRTUAL, observamos que os novos procedimentos e  processos passam a ser unicamente de forma digital, e em sua  maioria irá ser requerido o uso do e-mail oficial da Escola politécnica  ( @poli.ufrj.br ). O membro do corpo social que não possuir um e 

mail oficial, poderá fazê-lo enviando mensagem para sti@poli.ufrj.br .  

O atendimento ao público em geral poderá ser feito pela opção  referente aos “Procedimentos de Assuntos Gerais”, e não será  exigido um e-mail oficial da Escola Politécnica. 

Link para acessar a ATENDIMENTO VIRTUAL:  

httpS://poli.ufrj.br/atendimentovirtual/

Não ! 

A DAEX continua operando com serviços on-line, e as atividades da  Comissão de Coordenadores e da Comissão de Ensino estão  seguindo os cronograma mormente estabelecido, com reuniões  ordinárias semanais.  

O ATENDIMENTO VIRTUAL esta aberta para o registro de demandas 24 horas  por dia, implicando em um número muito grande de registos a serem  atendidos. Cada registro entra em uma fila de atendimento ordenado  pela isonomia da sequencialidade temporal, o que provoca um tempo  acima daquele normalmente requerido no atendimento presencial. 

No caso de urgência comprovada para o processo, favor escrever  diretamente para daex.diretor@poli.ufrj.br .

Os Processos de Homologação de Grau e Exclusão de Reprovação  precisam ser encaminhados fisicamente à Divisão de Registro de  Estudantes (DRE) para que sejam efetivados. Em função da atual  situação, esses dois tipos de processos, não estão sendo abertos na  Poli-UFRJ, pois ainda não recebemos instruções específicas sobre o  tema, vindo da Pró-Reitoria de Ensino (PR1).  

Recomendamos aguardar a normalização das atividades de ensino  na UFRJ, ou até que um pronunciamento oficial da PR1 seja  homologado sobre o tema, o que mediatamente será comunicado a  todos os alunos por e-mail oficial da Poli-UFRJ (@poli.ufrj.br)

Para homologar o pedido de dispensa (equivalência) de disciplinas,  aluno deverá : 

(1) providenciar cópia digital (em pdf) do Histórico Escolar da  Instituição de Ensino Superior de Origem. Caso seja da  UFRJ, o aluno poderá gerar o Histórico Não Oficial, emitido  pelo SIGA; 

(2) Preencher formulário de dispensa de disciplinas, disponível no link:  

https://poli.ufrj.br/wp-content/uploads/2021/06/Novo_formulario _de_Dispensa_de_Disciplinas_Protocolo_da_POLI.pdf 

(3) Encaminhar por e-mail à secretaria acadêmica os  documentos (1) e (2), em pdf, com cópia ao coordenador  de seu curso;

Após a homologação do pedido de dispensa (equivalência), o  Coordenador do curso fará a análise e emitirá um parecer, que  deverá ser oficialmente homologado (autorizada, ou não, a  concessão de dispensa – equivalência) pela Comissão de  Coordenadores da Poli-UFRJ, que está sendo reunida em seu  cronograma normal, uma vez por semana, porem de forma on-line; 

Após a reunião da Comissão de Coordenação, o coordenador de  cada curso enviará ao seu secretário acadêmico (por e-mail) o  formulário com as disciplinas dispensadas (oficialmente autorizadas)  para que sejam incluídas no Histórico Oficial do aluno requerente, no  SIGA.  

Simultaneamente, o coordenador do curso enviará ao seu secretário acadêmico, a listagem de pedidos de dispensa não autorizados pela  Comissão de Coordenadores, para que este comunique oficialmente ao(s) aluno(s) requerente(s);

Lista geral contendo os e-mails e a localização das secretarias  acadêmicas dos Cursos da Poli-UFRJ esta disponível no link: 

https://poli.ufrj.br/estudante/secretarias-de-graduacao/

Lista geral contendo os e-mails e a localização das secretarias  acadêmicas dos Cursos da Poli-UFRJ esta disponível no link: 

https://poli.ufrj.br/estudante/secretarias-de-graduacao/

As alterações de inscrição foram efetivadas no SIGA nos dias 24 e  25 de março de 2020, conforme o calendário oficial da Pró-Reitoria de Ensino da UFRJ – PR1, e deverão estar listadas no CRID  (Confirmação de Registro de Inscrição) de cada aluno. 

Recomendamos a TODOS os alunos que salvem a cópia de seu  CRID em formato digital, pois este documento poderá servir como  documento comprobatório no caso de existir possíveis problemas de  inscrição.

A inscrição em disciplinas para os calouros foi feita de forma direta  pela DAEX, e já esta homologada no sistema SIGA.

Se uma determinada disciplina não estiver listado em seu CRID, é  porque você não está oficialmente inscrito na disciplina.

Caso sua inscrição em uma determinada disciplina tenha “sumido” ,  significa que não conseguiu alocação. 

A DAEX verificará a possibilidade de abrir mais vagas e fazer um  período de inscrição fora do prazo. Caso isso aconteça, os alunos  SOMENTE serão comunicados pelo POLIMAIL (@poli.ufrj.br), e não será necessário o envio de questionamentos à DAEX.

A mensagem de previsão pendente, ou turma pendente, significa que  existe alguma falha de informações para o registro de uma  determinada turma. Acontece a pendência da turma quando falta  algum dado para a previsão de turma (professor responsável , local  definido ou o sistema detecta que o horário ou local está colidindo  com outra turma), e será resolvida pela DAEX. 

O aluno não precisa se preocupar, pois a situação “previsão  pendente” não impede que o aluno se inscreva e curse normalmente  a disciplina. 

Segundo o calendário oficial, atualmente em vigor na UFRJ, o pedido  de trancamento de matrícula poderá ser feito até o dia 12 de maio de  2020.

10 

Para solicitar o trancamento de matrícula, o aluno deverá  primeiramente requisitar o “nada consta” da biblioteca do CT através  do e-mail: biblioteca@ct.ufrj.br

Após receber o nada consta emitido pela biblioteca do CT, o aluno  deverá encaminhar o documento, juntamente com o formulário de  trancamento de matrícula, à secretaria do curso para que o  trancamento seja efetivado.  

Link para acesso ao formulário de trancamento de matrícula:  

https:/poli.ufrj.br/wp-content/uploads/2021/08/Requisicao_Trancamento_ Destrancamento_matricula.pdf 

 

Conforme o calendário acadêmico atualmente em vigor na UFRJ, o destrancamento de matrícula teve como data limite o dia 31 de  janeiro de 2020.  

Todavia, caso seja possível efetivar o destrancamento no SIGA fora  do prazo citado, por adequação a um novo calendário acadêmico da  UFRJ, essa solicitação será presencial, após o retorno das  atividades, em data que será amplamente divulgada por e-mail oficial  da Poli-UFRJ (@poli.ufrj.br) .

A Diretoria Adjunta de Relações Internacionais (DARI) da Poli-UFRJ possui o Espaço Intercambista, onde todas as informações necessárias poderão ser encontradas no link: https://poli.ufrj.br/intercambio/espaco-intercambista .

Caso tenha retornado de intercâmbio, você deverá pedir a reativação  de sua matrícula. Para isso você deverá entrar em contato  diretamente com a Diretoria Adjunta de Relações Internacionais  (DARI), através do e-mail: outgoing@poli.ufrj.br 

Lembramos que a DARI possui o Espaço Intercambista onde todas  as informações necessárias poderão ser encontradas no link: https://poli.ufrj.br/intercambio/espaco-intercambista .

O Sistema de Requisições (SisRec) já foi encerrado para novos  registros ! 

Atualmente, estamos na fase de análise e homologação dos pedidos  concedidos pela Comissão de Coordenadores. 

Em caso de dúvidas, você deverá procurar seu coordenador de  curso.

O Sistema de Requisições (SisRec) já foi encerrado para novos  registros ! 

Atualmente, estamos na fase de análise e homologação dos pedidos  concedidos pela Comissão de Coordenadores. 

Em caso de dúvidas, você deverá procurar seu coordenador de  curso.

A concomitância de horário não é permitida.  

A inscrição é considerada irregular e não será homologada.

Se não conseguir contato com um professor, faça contato com o  coordenador, ou vice, de seu curso.

Se não conseguir contato com seu coordenador ou vice, faça contato  com a DAEX no e-mail daex@poli.ufrj.br

A DAEX.VIRTUAL esta aberta para o registro de demandas 24 horas  por dia, implicando em um número muito grande de registos a serem  atendidos. Cada registo entra em uma fila de atendimento ordenado pela isonomia da sequencialidade temporal, o que provoca um tempo  acima do tradicional tempo para o atendimento presencial, pois  mesmo com toda a equipe da DAEX em atendimento on-line, o  número de funcionários diretamente envolvidos nas operações  continua fixo.  

Caso sua demanda ultrapasse 5 (cinco) dias úteis de espera, ou em  caso de uma urgência comprovada, favor escrever diretamente  para daex.diretor@poli.ufrj.br .

Após defender, os documentos referentes à Defesa de Projeto de  Graduação devem ser encaminhados pelo aluno à Secretaria de seu  curso. A secretaria fará o lançamento do documento e encaminhará  um e-mail ao aluno contendo o Formulário de Registro de Projeto de  Graduação e a cópia da ATA de defesa. Esses documentos deverão 

ser enviados pelo formulário do ATENDIMENTO VIRTUAL para a solicitação  de colação de grau.

A resolução do CEG no 01, de 15 de abril de 2020, estabelece  emergencialmente os procedimentos e protocolos para a colação de  grau remota, a serem seguidos pela Escola Politécnica da UFRJ. 

Desta forma, a colação de grau ordinária anteriormente agendada  para maio de 2020 estará acontecendo de forma virtual  (remotamente), mantendo-se o calendário inicialmente previsto para  o período entre 13 e 21 de maio de 2020, em data e horário  específicos para cada curso, a ser divulgado diretamente por e-mail  oficial para os alunos autorizados a colarem grau.

Os alunos que fizeram a pré-inscrição para a colação de grau  ordinária prevista para maio de 2020 (inscrição ficou aberta até o dia  18 de maio de 2020) e ,obrigatoriamente, também fizeram o upload  de documentos no ATENDIMENTO VIRTUAL, receberão por e-mail oficial da  DAEX, no dia 28 de maio de 2020, a lista contendo o nome dos  alunos que estão totalmente habilitados para colarem grau, ou seja,  não possuem pendências de documentos. Para os alunos que não  tiverem seus nomes listados, esses terão o período entre os dias 28  e 30 de maio de 2020 para a regularização necessária à colação de  grau, bastando que enviem documentação complementar para o e mail daex.virtual@poli.ufrj.br

No dia 05 de maio de 2020, a DAEX estará enviando a lista final com  os nomes dos alunos que efetivamente estarão habilitados a colarem  grau, em sessão ordinária remota, que acontecerá no período de 13  a 21 de maio de 2020, em data e horário específicos para cada curso,  a ser divulgado diretamente por e-mail oficial.

Conforme a Lei nº. 10.861 de 2004, o ENADE é componente  curricular obrigatório em cursos de graduação, sendo registrado no  histórico escolar do estudante somente a situação de regularidade referente a essa obrigatoriedade, certificando a efetiva participação  do aluno na prova. 

Lembramos que o estudante inscrito para fazer o ENADE-2019 que  não compareceram ao exame estão em situação irregular junto ao  ENADE, e portanto não poderão colar grau e receber o seu diploma  de graduação. 

Deve ser observado que todos os alunos pré-inscritos para a colação  de grau em maio de 2020, regularizados junto ao ENADE-2019, já  estão com as mensagens de regularidade lançados no histórico  escolar da UFRJ. 

Todas as etapas do cronograma do ENADE-2019 divulgadas pelo  INEP foram devidamente cumpridas até a presente data, aguardando  o resultado final previsto para ser oficialmente divulgado pelo INEP a  partir do dia 31 de agosto de 2020.  

Em caso de ainda existirem pendencias no ENADE, o aluno deverá  escrever diretamente para daex@poli.ufrj.br , afim de obter  orientações especíificas.

Alunos com urgência (contrato de emprego, aceito em programa de  mestrado, etc), que já estão em condição de colar grau, deverão  preparar a documentação de inscrição para colação de grau (ver  em: http://www.poli.ufrj.br/colacao/colacao_cartaz.pdf ). 

De posse da documentação, o aluno poderá dar entrada no pedido  de colação de grau extraordinária no ATENDIMENTO VIRTUAL (  https://poli.ufrj.br/atendimentovirtual/ )

A resolução do CEG no 02, de 15 de abril de 2020, estabelece  emergencialmente que as defesas de Trabalhos de Conclusão de  Curso de Graduação (TCC) poderão ser totalmente remotas. 

A defesa remota deverá ser feita com plataforma para vídeo  conferência (exemplo: GoogleMeet, Hangouts, Skype ou outras) que  assegure a total integração entre o presidente da banca (orientador 

18 

acadêmico do TCC) e o aluno, assim como a integração entre e com os membros da banca.  

Preferencialmente, a defesa remota deverá ser gravada a partir da  ativação de funcionalidade específica, disponível em todas as  ferramentas de videoconferência. O vídeo da defesa deverá ser  encaminhado à DAEX, que disponibilizará ao público na videoteca  de defesas (canal de vídeos) oficial da Escola Politécnica, que está  em fase de criação. 

Lembramos que a defesa remota somente poderá ser feita com o  consentimento do aluno, do professor orientador (do co-orientador,  caso exista) e do coordenador acadêmico do Curso, que poderá ser  expressada por e-mail oficial da UFRJ (exemplo: @poli.ufrj.br). No  caso do co-orientador não pertencer ao quadro de docentes da  UFRJ, o consentimento poderá ser feito por e-mail da Instituição de  Ensino, ou empresa, de origem.

Excepcionalmente, devido ao COVID-19, e durante o período de  cancelamentos das atividades de aula, a Ata de Defesa poderá ser  substituída por uma cópia de e-mail institucional – @poli.ufrj.br – emitida pelo presidente da banca de defesa, sintetizando o resultado  e a lista dos membros da banca, com titulação.

A solicitação de Diploma somente poderá ser feito após a colação  de grau (ordinária ou extraordinária), assim que as mensagens de  colação de grau e a realização, ou dispensa, de ENADE estiverem  inseridos no Histórico Escolar. 

Os documentos necessários encontram-se listados em:

https://poli.ufrj.br/estudante/emissao-de-diploma 

O encaminhamento da documentação deverá ser feito através da  ATENDIMENTO VIRTUAL em: https://poli.ufrj.br/atendimentovirtual/

Para saber se você está habilitado a estagiar, acesse o link:  https://poli.ufrj.br/estudante/programa-de-estagio

Os pedidos de assinaturas dos termos de compromisso de estágio  estão sendo feitos remotamente e exclusivamente através  da Atendimento Virtual em: https://poli.ufrj.br/atendimentovirtual/ 

Devido a suspensão das atividades acadêmicas e a indefinição de  um novo calendário acadêmico provocados pela pandemia do COVID 19, ainda não é possível retirar fisicamente os documentos que já  foram autorizados pela Comissão de Ensino e devidamente  assinados. Todavia, cópias digitais dos documentos estão sendo  enviados por e-mails ao alunos requerentes.

20 

Observamos que estamos tentando manter o prazo para assinatura  em dois dias úteis, mas esse prazo pode ser alterado em função de  possíveis dificuldades inerentes ao trabalho remoto.

Sim, o aluno deverá encaminhar por e-mail cópias (em formato pdf)  do Termo de Compromisso de Estágio (TCE), ou do Termo Aditivo  (TA), devidamente assinado pela empresa e aluno(a), juntamente  com o Plano de Estágio e o BOA atualizado, para a coordenação de 

seu curso, ou para um membro da comissão de estágio. Para  pedidos de renovação de estágio, o aluno deverá também  encaminhar o relatório de estágio e o relatório de atividades, em pdf. 

Após isso, o coordenador ou membro da comissão de estágio irá  enviar um e-mail ao aluno reconhecendo, ou não, o estágio e  autorizando a inclusão do mesmo no sistema da Poli.

Conforme diretrizes da Lei federal 11.788, todo aluno em estágio  (obrigatório ou não obrigatório) deverá apresentar a cada 6 (seis)  meses um Relatório de Atividades para a analise e aprovação da  Comissão de Estágio de seu curso. Esse relatório, devidamente 

21 

aprovado, será exigido para a renovação de contrato de estágio,  assim como para a homologação do estágio junto ao SIGA. 

Dessa forma, ao solicitar a renovação do estágio pelo ATENDIMENTO VIRTUAL (poli.ufrj.br/atendimentovirtual), obrigatoriamente o  aluno deverá apresentar o Termo Aditivo e o Relatório de Atividades  aprovado pela Comissão de Estágio de seu curso.  

Caso o estágio esteja mudando de não-obrigatório para obrigatório, um novo plano de estágio, devidamente analisado e aprovado pela  Comissão de Estágio. será exigido do aluno 

Para maiores informações e modelos de documentos para estágio,  favor acessar o link: 

https://poli.ufrj.br/programa-de-estagios  

Seguindo as diretrizes da Reitoria da UFRJ, publicadas em 22 de  março de 2020 (https://ufrj.br/noticia/2020/03/22/coronavirus-reitoria da-ufrj-faz-esclarecimento-sobre-ead), a Diretoria Adjunta de Ensino  e Extensão (DAEX) da Escola Politécnica ratifica que, durante o  período de paralização das atividades de aulas devido a pandemia  do COVID-19, o uso de ferramentas digitais para o ensino a distancia  (EAD) não poderão ser aplicadas em substituição as aulas  presenciais e, consequentemente, não poderão ser usadas em  atividades educacionais para a avaliação acadêmica dos alunos.

Como forma de ocupação de nossos alunos durante o período sem  aulas presenciais, a atividade complementar educacional deve ser  incentivada. Ou seja, materiais digitais com conteúdo educacional  podem ser encaminhados aos alunos como forma de atividades  extracurriculares à disciplina. Os materiais digitais devem focar em  temas que possam promover uma melhor base de conhecimento  para o conteúdo do programa educacional que será desenvolvido de  forma presencial, ao serem retomadas as aulas, conforme um novo  calendário acadêmico que deverá ser anunciado no futuro pela  Reitoria da UFRJ. Ressalte-se que essas atividades extracurriculares  não poderão sofrer avaliações que possam causar algum impacto na  avaliação oficial das aulas presenciais.

Ressalte-se que as atividades extracurriculares não poderão sofrer  avaliações que possam causar algum impacto na avaliação oficial  das aulas presenciais.

Devido à suspensão das atividades acadêmicas e da necessidade  da definição de um novo calendário acadêmico provocados pela  pandemia do COVID-19, ainda não temos informações sobre a data  de retorno das atividades de ensino presenciais na UFRJ.

Você deve estar sempre estudando !  

Neste período atípico, aproveite seu tempo “ocioso” e faça estudos  complementares às disciplinas que você esta inscrito, pois isso  certamente irá facilitar seus estudos quando as aulas presenciais  voltarem a normalidade. A internet é uma grande aliada para te  ajudar, mas busque sites educacionais reconhecidos pela  comunidade acadêmica, para que não aprenda errado. 

Brevemente, a DAEX estará disponibilizando o OPEN POLI-UFRJ,  que será um canal de conhecimento aberto a sociedade, onde  atividades extracurriculares poderão se encontradas, desenvolvidas  e certificadas pelos professores da Escola Politécnica.

Manual do Estudante

Manual oficial da Escola Politécnica da UFRJ
Manual do Estudante das Confrarias Estudantis

Calendário Acadêmico

Regula os prazos para a execução dos atos acadêmicos devendo ser rigorosamente obedecidos. O aluno deve tomar conhecimento do Calendário Acadêmico, junto à secretaria de seu curso, além de ser divulgado na página oficial da Escola Politécnica da UFRJ. 


Em caso de dúvidas, entre em contato através dos e-mails da Diretoria Adjunta de Ensino e Extensão:
daex@poli.ufrj.br; daex.virtual@poli.ufrj.br

Alterações de Inscrição em Disciplinas

O período de alteração de inscrição em disciplinas permite que o aluno solicite a inscrição e/ou transferência de turma, conforme prazo estabelecido no calendário acadêmico em vigência.

É importante salientar que os estudantes que pedirem a inscrição em alguma disciplina neste período têm menos prioridade que os alunos que se inscreveram no período de pedido de inscrição em disciplinas. Para mais informações, acesse o manual de inscrição em disciplinas.


Em caso de dúvidas, entre em contato através dos e-mails da Diretoria Adjunta de Ensino e Extensão:
daex@poli.ufrj.br; daex.virtual@poli.ufrj.br