Colação de Grau

A solicitação da colação de grau deve ser feita após cumpridos todos os requisitos acadêmicos do curso. Juntamente com o pedido de colação de grau, deve-se fazer a entrega da documentação referente à abertura do processo de diploma.

O aluno que finalizar todos os créditos do curso deverá encaminhar os seguintes documentos:

  • Cópia (em pdf) do Projeto de Graduação para a Secretaria Acadêmica do curso, para que esta faça a emissão do RCS de Projeto de Graduação.
  • A secretaria acadêmica do curso enviará ao aluno um e-mail contendo as cópias (em pdf) do RCS de Projeto de Graduação e Ata Oficial de Defesa.
  • Excepcionalmente, devido a pandemia de COVID-19 e, durante o período de cancelamentos das atividades de aula, a Ata de Defesa  poderá ser substituída por uma cópia de e-mail institucional – @poli.ufrj.br – emitida pelo presidente da banca de defesa, sintetizando o resultado e a lista dos membros da banca, contendo suas respectivas titulações.

Para dar entrada no pedido de colação de grau são exigidos:

  • Comprovante de Pré-Inscrição no Sistema de Colação:

    Para realizar a pré-inscrição, acesse o endereço abaixo: (obrigatório a todos)
    Formulário para Colação Ordinária e Colação Extraordinária

    Para emitir o comprovante de pré-inscrição, informe os dados solicitados abaixo:
    DRE:   PoliMail:   
  • Declaração de publicação do Projeto de Graduação no Repositório da Politécnica. (Disponível em: http://www.repositorio.poli.ufrj.br/rep-declaracoes.php)
  • Formulário de Solicitação de Colação Extraordinária (disponível em: https://sistemas.poli.ufrj.br/colacao/Formulario_Solicitacao_CG_Extraordinaria.doc)- somente para extraordinária;
  • BOA (zerado – sem pendências acadêmicas) – obrigatório a todos;
  • “Nada Consta” da Biblioteca do CT (deverá ser solicitado no e-mail biblioteca@ct.ufrj.br) – obrigatório a todos;
  • Documento comprobatório de urgência (somente para extraordinária). O Documento Oficial da Empresa/Órgão Público deverá estar em Papel Timbrado endereçada a(o) Diretor(a) Da Escola Politécnica no qual conste as seguintes informações:

I – Nome completo, Endereço e o CNPJ da Instituição;

II – Nome completo e o CPF do aluno(a);

III – Cargo da contratação que comprove a necessidade do Grau de Engenheiro(a);

IV – Proposta com a data de contratação;

V – Data prevista para a colação de grau;

VI – Carimbo da Instituição, com a Identificação e o contato do funcionário que assina o mesmo.

  • Para envio dos documentos para a colação de grau, preencher o formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScIy0MXP2EthnSD1r9MW-4fn4n2JKeDFhryfEwvUReZwPZLBg/viewform

Em caso de dúvidas no preenchimento do formulário e documentações necessárias, favor escrever para daex.virtual@poli.ufrj.br.

Envio de documentos para o processo de diploma:

É necessário que, juntamente com o pedido de colação de grau (ordinária ou extraordinária), o aluno faça a entrega da documentação referente ao processo de diploma, pois o CREA, embasado no Art. 6º da Res. 1007/03 do Confea, exige que o diploma esteja em processamento para a emissão da Carteira profissional: 

“Art. 6º O diplomado no País, cujo diploma esteja em processamento no órgão competente do Sistema de Ensino, deve instruir o requerimento de registro com documentos oficiais expedidos pela instituição de ensino onde se graduou, certificando a conclusão do curso e que o diploma encontra-se em processamento.” 

Para envio dos documentos para abertura do processo de diploma, preencher o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd3DLDSFPtUjruxlHVEs0T7zfIodQbFdSBgaoTHXUh4LYL8vA/viewform  

Informamos que somente serão cadastrados e-mails @poli.ufrj.br

A documentação a ser enviada através do formulário deve estar autenticada e em formato pdf. Documentos originais e cópias sem a devida autenticação, não serão aceitos. Para que não haja atraso no seu processo, favor prestar atenção na documentação enviada.

Registro no CREA

Como informado acima, o CREA, embasado no Art. 6º da Res. 1007/03 do Confea, exige que o processo de diploma esteja em tramitação na universidade para liberação da Carteira Profissional Provisória. Sendo assim, após a colação de grau, o egresso deverá fornecer ao CREA os seguintes documentos:

  • Atestado de conclusão de curso informando que o diploma está em andamento;
  • Histórico Oficial contendo selo da universidade.

Para obter o Histórico Oficial, o egresso deve solicitar para a secretaria do seu curso.

Para inserir o selo no histórico, o egresso deverá se dirigir ao Setor de Diploma da Poli presencialmente. Durante esse período de pandemia, o Setor de Diploma da Poli está fazendo atendimento presencial em dias e horários pré-estabelecidos com agendamento prévio.

Para fazer o agendamento, favor preencher o formulário:

https://forms.gle/vQknCy6uFXQACn1T6

O aluno que não enviar a documentação para abertura do processo de diploma, não receberá o Atestado de Colação de Grau contendo a informação de que o diploma está em andamento. Vale lembrar que o envio da documentação, não implica que o processo seja aberto imediatamente. Isso será feito de acordo com as prioridades e atividades do setor. Além disso, para que o processo seja efetivamente aberto é necessário que todas as documentações estejam corretas. Caso alguma documentação esteja pendente, sem autenticação ou fora dos parâmetros estabelecidos pela Divisão de Diplomas da PR-1, o processo não será aberto.

Informações Gerais

PRAZOS E DATAS IMPORTANTES:

Em breve será divulgado o calendário para a Colação de Grau Ordinária de 2021.

Modelos de Procuração para representação de formando nas fases de Inscrição, Identificação e Cerimônia
Obs: Observe o texto da Procuração, pois todos os modelos estão no mesmo arquivo.

Resolução n° 1/2006, de 26/04/2006, da Congregação da Escola Politécnica, sobre a Solenidade de Colação de Grau.

Roteiro padrão da cerimônia de Colação de Grau da Escola Politécnica.

Informações Adicionais


Links úteis

Para acessar o Requerimento de colação de grau clique aqui

E-mail: sae@poli.ufrj.br