CAMec – Confraria Acadêmica de Engenharia Mecânica

A Confraria Acadêmica de Engenharia Mecânica (CAMec) é formada por um grupo de alunos do curso com uma motivação em comum: tornar a experiência da graduação a mais agradável possível para todos. O principal objetivo da confraria é melhorar a relação entre os alunos e com os professores, tornando o curso mais unido.

Uma das frentes de atuação da confraria é usar a animação dos calouros para empolgar todo o curso e gerar sensação de união desde o ingresso na UFRJ. Entre as atividades realizadas estão o desenvolvimento do guia de sobrevivência para calouros, o programa de apadrinhamento de calouros pelos veteranos (que funciona como uma mentoria nos primeiros momentos na universidade) e a criação do currículo interativo, que auxilia na organização de matérias e estudos, principalmente, de quem está no ciclo básico.

A CAMec acredita que, como uma maneira de criar afeição e união, é papel da confraria tomar para si os problemas e questionamentos dos alunos e professores e, através do agrupamento de opiniões dos corpos docente e discente, levar sugestões para as reuniões do departamento. Além disso, também é função da confraria prezar pela aproximação com outras universidades e organizações e pela realização de atividades que criem laços entre os estudantes e as empresas, antes mesmo da busca por estágio.

A confraria também possui uma newsletter mensal com as atividades da gestão, a fim de desenvolver o sentimento de confiança das pessoas na organização e gerar interesse na continuidade das ações da confraria.

camec@poli.ufrj.br