Está aberto até o dia 6 de setembro o período de submissão de trabalhos para o primeiro workshop latino-americano de recuperação de informação musical (LAMIR, da sigla em inglês), evento satélite da ISMIR (Conferência da Sociedade Internacional para Recuperação de Informação Musical) e parte das iniciativas KHIPUx – eventos Latino-Americanos em Inteligência Artificial, e que conta com apoio da CAPES. O workshop é voltado para estudantes e pesquisadores da área e está marcado para ser realizado entre os dias 9 e 11 de dezembro na UFRJ. As submissões devem ser feitas online.
Além de apresentações dos trabalhos aceitos e palestras, o evento contará com programa musical com apresentação de grupos locais, hackathon e sessão prática focada em aplicações de Recuperação de Informações Musicais (MIR, da sigla em inglês) na música latino-americana. Desse modo, os participantes terão a oportunidade de trabalhar com conjuntos de dados latino-americanos e desenvolver ferramentas de Inteligência Artificial e importação de dados que contribuam para o enriquecimento da comunidade de MIR e de Music-AI, em especial no âmbito da América Latina.
Entre os tópicos relevantes para o workshop estão aplicações em música latino-americana; análise de execução musical; arquivamento, preservação e restauração de áudio; fundamentos, metodologia e tarefas de MIR; tarefas generativas (síntese de música e áudio); avaliação, conjuntos de dados e reprodutibilidade; discussões filosóficas e éticas; MIR centrado no humano; musicologia computacional; sistemas de recomendação musical; e ferramentas para a criatividade.
“O LAMIR será uma excelente oportunidade para pesquisadores, profissionais e estudantes da área de MIR fortalecerem os laços e as redes de colaboração na América Latina”, contou o professor Luiz Wagner Pereira Biscainho, do departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação da Escola Politécnica da UFRJ.
Mais informações disponíveis em: https://lamir-workshop.github.io/