Os alunos do curso de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da UFRJ Fabrício Profilo, Giovanna Oliveira e Nathan Louback foram selecionados para receber o ABS Award Brasil, prêmio concedido pela American Bureau of Shipping (ABS), uma das mais relevantes entidades internacionais de classificação de navios. Esta é a terceira vez que estudantes da Politécnica da UFRJ são contemplados com a premiação. A data da cerimônia de entrega ainda será divulgada pela ABS.
Os formandos foram indicados após uma seleção interna realizada por uma comissão composta pelos cinco professores que integram o Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Engenharia Naval e Oceânica. Entre os critérios avaliados estiveram o Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA), intercâmbio internacional, produção científica e participação em atividades complementares — como iniciação científica, estágios, monitorias, equipes de competição, empresa júnior, entre outros projetos extracurriculares.
Para o coordenador do curso de Engenharia Naval e Oceânica, professor Ulisses Monteiro, a premiação representa mais do que um reconhecimento individual.
– A conquista desses alunos reflete não apenas a excelência de seu desempenho, mas também o compromisso coletivo da Escola Politécnica com uma formação sólida, inovadora e alinhada às exigências do setor naval. Ver nossos estudantes sendo reconhecidos por uma instituição com a relevância da ABS é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica.
Giovanna Oliveira enxerga a premiação como um marco de crescimento pessoal e coletivo:
– Acredito profundamente na educação como um instrumento transformador da sociedade. Quando entrei no curso, sabia que teria a oportunidade de me desenvolver não apenas no âmbito acadêmico, mas também no profissional e pessoal. Receber este prêmio é a confirmação de que vale a pena se dedicar e buscar sempre evoluir.
Já Fabrício Profilo destaca o apoio recebido em sua jornada acadêmica:
– Receber o prêmio é uma alegria imensa e um motivo de orgulho. Mais do que um prêmio individual, vejo essa conquista como um reconhecimento de todos que contribuíram para essa trajetória. Sem dúvida, é uma forma muito especial de fechar o curso com chave de ouro.
Para Nathan Louback, a premiação tem um significado especial, por representar uma virada marcante em sua trajetória universitária, iniciada em meio à pandemia:
– Ser contemplado com este prêmio é uma sensação indescritível e de extrema importância para mim. Saber que quase não entrei no curso dos meus sonhos e, hoje, ser reconhecido como um aluno destaque é algo que me enche de orgulho. Essa conquista representa uma verdadeira volta por cima e reafirma que todo o esforço, dedicação e amor pela engenharia valeram a pena.
