Novo site da Politécnica: organização voltada a serviços

Publicado em: 11/08/2021 Escola Politécnica da UFRJ

O site da Escola Politécnica da UFRJ foi reformulado e está de cara nova. A ideia é melhorar a experiência do usuário na plataforma, facilitando a localização das informações e serviços mais relevantes, com tecnologias modernas e novas funcionalidades. Além disso, o novo site conta com espaços exclusivos para estudantes, técnicos e docentes, e respeita todas as exigências da Lei de Acesso à Informação e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“Foi uma atualização estética que melhora a legibilidade do site de um modo geral, além de incorporar a nova programação visual da Politécnica”, aponta o vice-diretor da Politécnica-UFRJ, prof. Vinícius Cardoso, responsável pelo grupo de trabalho instituído para conceber e implantar o novo site, composto pela Coordenadoria de Comunicação (CoordCom), pelo Setor de Tecnologia da Informação (STI), e pela Piloti, empresa de desenvolvimento do portal.

Além da repaginada do layout do site, o vice-diretor destaca a mudança no seu conceito de organização, migrando de um princípio de organização temático e organizacional para uma orientação voltada a serviços. “Em vez de expor as informações, conforme nossa própria estrutura organizacional as detêm, passamos a expô-las de acordo com o uso que se pretende dar a elas, ou seja, conforme o serviço que elas podem prestar aos usuários”.

O vice-diretor explica que a partir de agora o site conta com uma evidente simplificação das páginas, a começar pela página principal (homepage). “O volume e variedade de informações foi intencionalmente reduzido, dando agilidade no carregamento e na absorção do conteúdo, promovendo uma experiência mais leve e ágil aos usuários, sem aumentar necessariamente o número de cliques necessários para chegar ao que de fato lhe interessa”.

Transparência da informação

Novas opções foram incluídas na barra de menu do site, entre elas a do Governo Federal, o link para a Ouvidoria da UFRJ (hoje integrada ao Fala.BR da CGU), e um FAQ (perguntas mais frequentes), além de um sistema de atendimento virtual unificado e com controle automático de ticket, que dará maior agilidade e transparência no atendimento em si, e nos indicadores de eficiência do atendimento.

“Percebemos que a transparência ativa vai além de um mero cumprimento de regras, tratando-se na verdade de uma postura permanente, de uma atitude de revelar antecipadamente tudo que possa ser do interesse público, sem ofender ou impor risco a particulares ou ao serviço público. A partir da compreensão da necessidade desse comportamento proativo, ficou mais fácil definir o que deveria ou não entrar no site em termos de conteúdo”, analisa o vice-diretor.