Escola Politécnica anuncia mudanças em Diretorias Adjuntas

Publicado em: 16/05/2025 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

A Escola Politécnica da UFRJ anuncia a criação da nova Diretoria Adjunta de Extensão e Cultura (DAEC), que será assumida pela professora Fernanda Duarte Vilela Reis de Oliveira, do Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação, e da nova Diretoria Adjunta de Ensino de Graduação (DAEG), a ser assumida pelo professor Mauro Henrique Alves de Lima Júnior, do Departamento de Expressão Gráfica. A Diretoria Adjunta de Políticas Estudantis (DAPE) será conduzida pelo servidor técnico Álvaro da Silva Monteiro. 

A professora Fernanda listou algumas das principais metas de atuação da nova Diretoria Adjunta de Extensão e Cultura (DAEC):

— O principal desafio é o de conseguirmos que as atividades de extensão estejam presentes na formação de todos os estudantes da Escola Politécnica o mais breve possível. Isto pode se transformar na oportunidade não apenas de termos uma formação melhor para nossos graduandos, mas também de termos uma Politécnica melhor, mais próxima das demandas e necessidades de amplos setores de nossa população. Acredito que o primeiro passo seja começar a pesquisar e a entender o que é realmente a extensão universitária e sua importância na formação dos estudantes de nossa universidade e também no aprendizado continuado de nossos professores e TAEs. 

Segundo ela, a DAEC irá auxiliar para que os diferentes cursos consigam ampliar suas atividades de extensão, ao passo que essas atividades devem ser registradas no SIGA. Além disso, há também o projeto de atuar em parceria com escolas públicas, de forma a trabalhar conceitos e métodos de engenharia com estudantes do ensino básico, incentivando-os a se candidatarem para a universidade. 

Já a nova Diretoria Adjunta de Ensino de Graduação (DAEG) passa a contar com o professor Mauro Henrique A. L. Jr., que assume a função de diretor adjunto com o compromisso de apoiar os coordenadores e os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) dos cursos, visando atender as Diretrizes Curriculares Nacionais da Engenharia de 2019. A DAEG está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, especialmente o ODS 4 (Educação de qualidade).

– Essa iniciativa busca identificar fragilidades e explorar oportunidades para modernizar e aprimorar os planos de ensino, adaptando-os às demandas atuais e futuras. Adicionalmente, alinhado à Pró-reitora de Graduação da UFRJ – PR1, o diretor salienta a implementação de novas políticas de orientação acadêmica que visam aprimorar o acompanhamento do desempenho acadêmico dos estudantes e contribuir para a redução dos índices de retenção e evasão já identificados.

A Diretoria Adjunta de Políticas Estudantis (DAPE) será assumida pelo servidor técnico Álvaro da Silva Monteiro, ex-gerente de Projetos Estudantis da própria DAPE. Ele explica que nesta fase de transição em relação à mudança de representante da DAPE, não haverá alterações em relação às estratégias estabelecidas no planejamento, com o objetivo de que o andamento dos projetos transcorra de forma estável com os resultados adequados para o atendimento às demandas estudantis. 

Álvaro enfatiza os compromissos da DAPE com a comunidade acadêmica: 

– Reforço à Comunidade Acadêmica da Politécnica o compromisso da DAPE em realizar ações para acolhimento, identificação de  demandas e interlocução para os ajustes necessários à manutenção e retenção do corpo estudantil, que é cada vez mais diverso. Está no forno o novo edital para as aulas de Yoga, por exemplo, que será liberado no próximo mês, com o início das aulas previstas para a segunda quinzena de abril.