2º Seminário do Laboratório de Estudos em Mecânica dos Fluidos (LEMF)

Eventos
Publicado em: 08/04/2025 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Informações do evento

Data do evento: 15/04/2025a 15/04/2025

Tipo: Evento Interno


No dia 15 de abril, às 10h15, será realizado o 2º Seminário do Laboratório de Estudos em Mecânica dos Fluidos (LEMF) do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica da UFRJ. A palestra, que será ministrada pelo Prof. Bruno Telch dos Santos, do Departamento de Matemática da UFRRJ, vai abordar a implementação numérica da Equação de Richards para infiltração de água no solo: Comparação dos modelos de Haverkamp e Ottoni. A organização e abertura do evento será feita pelo coordenador do LEMF, o prof. Afonso Augusto Magalhães de Araújo.

O Seminário será feito em formato híbrido, presencial na Sala do DRHIMA – Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco D, Sala 202 e online através da Plataforma Zoom: bit.ly/Seminario_LEMF. A gravação ficará disponível no YouTube do DRHIMA, no endereço: youtube.com/@drhima_poliufrj.

A Equação de Richards, também conhecida como Equação dos Processos Hídricos, descreve o movimento da água em solos e outros meios porosos, sendo fundamental para entender a dinâmica da infiltração da água no solo, motivo pelo qual possui diversas aplicações na engenharia civil, agronomia e ciências ambientais. Este assunto começou a ser abordado no seminário anterior intitulado “Abrindo uma Caixa-Preta Hidrológica: Determinação da Infiltração de Chuva”, ministrado pelo Prof. Theophilo Benedicto Ottoni Filho, que pode ser acessado no YouTube do DRHIMA no link: https://www.youtube.com/watch?v=PsY1WBVDeQw&t=6s.