e-sic

 

 

Sobre a Escola Politécnica

Situada entre as melhores universidades públicas do Brasil, a Escola Politécnica da UFRJ (POLI) tem sua trajetória intimamente ligada ao desenvolvimento científico, cultural e tecnológico do Brasil, sendo classificada como uma das melhores instituições de engenharia em vários rankings nacionais e internacionais. No último Exame Nacional de Cursos de Ensino Superior (ENADE) liderado pelo Ministério da Educação do Brasil, a POLI alcançou o grau máximo 5.0 na maioria dos cursos avaliados.


A Escola Politécnica da UFRJ, antiga Escola de Engenharia da UFRJ, antiga Escola Nacional de Engenharia, tem sua trajetória ligada à própria história do desenvolvimento científico, tecnológico e cultural brasileiro. Sua origem remonta a 1792, sendo o primeiro curso regular de engenharia das Américas e o mais antigo curso superior do País.

Localizada na Cidade Universitária da Ilha do Fundão, a Politécnica/UFRJ, com a Escola de Química, o COPPE e o Instituto de Macromoléculas, formam o Centro de Tecnologia (CT/UFRJ), onde se concentram todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão em engenharia da UFRJ.


A Escola Politécnica da UFRJ oferece treze cursos de graduação em Engenharia aos seus mais de 5.200 alunos. Em relação à pós-graduação, a Escola Politécnica possui três cursos de mestrados profissionais cadastrados na CAPES: Engenharia Urbana (PEU), Engenharia Ambiental (PEA) e Projetos de Estruturas (PPE). Esses cursos contam com a participação de docentes lotados na Escola, de docentes do COPPE e também docentes externos.

A Escola Politécnica da UFRJ oferece quatorze cursos em Engenharia. São eles:

- Engenharia Ambiental
- Engenharia Básico
- Engenharia Civil
- Engenharia de Computação e Informação
- Engenharia de Controle e Automação
- Engenharia Elétrica
- Engenharia Eletrônica e de Computação
- Engenharia de Materiais
- Engenharia Mecânica
- Engenharia Metalúrgica
- Engenharia Naval e Oceânica
- Engenharia Nuclear
- Engenharia de Petróleo
- Engenharia de Produção

A Escola Politécnica tem, atualmente, 208 professores ativos, dos quais 193 são doutores, 12 são mestres e apenas 3 possuem apenas a graduação em engenharia. A Escola Politécnica da UFRJ é hoje a maior escola federal de ensino de engenharia do Brasil. Sua excelência na qualidade do ensino pode ser representada pela relevância dos vários projetos e pesquisas desenvolvidos em seus laboratórios, pelos prêmios acadêmicos colecionados por nossos professores e alunos e, sobretudo, pelo prestígio que nossos alunos têm no mercado de trabalho. A excelente titulação do seu corpo docente tem reflexo na qualidade dos seus cursos de graduação e na qualidade da produção científica e também pela grande participação em projetos com empresas e órgãos setoriais e governamentais, promovendo ações de grande relevância na solução de problemas e geração de tecnologia.


O trabalho conjunto entre a graduação e pós-graduação reflete-se no número de publicações nacionais e internacionais, evidenciando uma produção científica altamente qualificada. Também se reflete no elevado número de grupos de pesquisa cadastradas no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Além disso, vale destacar que esses grupos participam de projetos de grande vulto tais como: FINEP, FAPERJ e nas inúmeras parcerias nacionais e internacionais nas quais eles estão envolvidos. Outro aspecto de grande relevância é a participação oficial de docentes em comitês do CNPq, avaliação da CAPES, comissões do ENADE, avaliadores adhoc na FINEP, CNPq, CAPES e outras agências de apoio à pesquisa.
A POLI está situada no Prédio do Centro de Tecnologia, ocupando os blocos A, C, D, F, G, H e I. A diretoria está localizada no bloco A, 2º andar, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Caixa Postal 68529, CEP 21945-970, tel.: (21) 3938-7010, fax: (21) 3938-7718, e-mail: diretor@poli.ufrj.br.

Na Cidade Universitária se localiza a maioria das unidades da UFRJ, tais como o Hospital Universitário, as Faculdades de Medicina, Odontologia, Letras, Belas Artes, Arquitetura, Educação Física, e muitas outras, o que proporciona uma intensa atividade acadêmica e cultural. Aproveite.

Também estão instalados no Campus da Ilha do Fundão diversos Centros de Pesquisa que estão entre os mais importantes do país: o Centro de Pesquisa da Petrobrás (CENPES), o Centro de Pesquisa da Eletrobrás (CEPEL), o Centro de Pesquisa em Tecnologia Mineral (CETEM) e o Instituto de Engenharia Nuclear, com os quais a Escola Politécnica interage fortemente manntendo convênios de desenvolvimento, de pesquisa, ensino e treinamento.

 


Escola Politécnica da UFRJ
Prédio do Centro de Tecnologia - Bloco A - 2º andar
Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Caixa Postal 68529 - CEP 21945-970
Tels.: (21) 3938-7010 - Fax: (21) 3938-7718 - e-mail: diretor@poli.ufrj.br

 


 
     Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica
     Av. Athos da Silveira Ramos, 149, CT - Bloco A, 2º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
     CEP: 21941-909 - Caixa Postal 68529 - Telefone: + 55 - 21 - 3938-7010 - Fax: + 55 - 21 - 3938-7718
Desenvolvido por STI Poli