XIV Semana da Engenharia Civil da Poli-UFRJ abordou os desafios para a área no país

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ

A 14° edição da Semana da Engenharia Civil, que aconteceu de 19 a 23 de agosto, teve abordagem multidisciplinar nas propostas de técnicas construtivas com foco nos desafios desta área no Brasil, bem como nas soluções para dificuldades já enfrentadas e o papel do engenheiro neste cenário.  Organizada por estudantes voluntários do curso de Engenharia Civil da  Poli-UFRJ, junto ao Programa de Educação Tutorial da Engenharia Civil (PET – Civil), o evento contou com palestras, minicursos, workshops, visitas técnicas, concursos e outras práticas que contribuem para a evolução acadêmica e profissional de alunos.

Ruan Sampaio Rodriguez, um dos organizadores da Semana da Civil, explica que um dos diferenciais desta edição foi a parceria com a Âmbar, empresa júnior da Engenharia Ambiental, para neutralizar a emissão de carbono do evento. Participando pela segunda vez da comissão organizadora, Elise Genaio, do 8° período, aponta outro diferencial: “Os temas vão se atualizando e se encaixando ao contexto político que vivemos, com foco também nas questões ambientais. Estamos sempre buscando o que está acontecendo no momento para trazer para a Engenharia”, comenta.

Paralelamente ao evento, os alunos puderam participar do III Contruquiz, um quiz com a temática da Construção Civil, e do V Concurso Construtora Queiroz Galvão de Pontes de Macarrão da UFRJ, que testa as habilidades dos estudantes na construção de uma ponte com apenas 1kg de macarrão, capaz de suportar dezenas vezes, ou até mais, o seu próprio peso.

A equipe formada pelos alunos Murillo Melo Rodrigues Queiroz (6° período), Gabriela Alves Estrela (7° período), Pedro Henrique Melo Siqueira (8° período) e Pedro Bernardo Corrêa Lima (4° período) ganhou o primeiro desafio e cada aluno recebeu uma trena eletrônica. Já a equipe formada pelos alunos Polyanna Pascoal de Sousa Domingues (7° período), Jonas da Silva Chaves (7° período), Murillo Melo Rodrigues Queiroz (6° período) e Armando Santos Cerqueira Sobrinho (7° período) ganhou o V Concurso Construtora Queiroz Galvão de Pontes de Macarrão da UFRJ, que conseguiu suportar um peso de 132 kg. Como prêmio, receberam um estágio de férias na construtora apoiadora do concurso.

No último dia, o engenheiro civil especializado em Gerenciamento de Projetos da Construtora Queiroz Galvão, Thiago Dias Pinto, falou aos alunos sobre as soluções aplicadas na nova ponte do Guaíba, no Rio Grande do Sul. O representante da Amanco, engenheiro civil e de segurança do trabalho Rafael Rodrigues fez palestra sobre sistemas plásticos para instalações hidrossanitárias.

Além disso, não só alunos de Engenharia Civil, mas também de arquitetura e áreas correlatas puderam participar de debates a respeito da resolução de problemas na Engenharia. “Acho que eu obtive muito conhecimento. A palestra que eu mais gostei foi a de segunda-feira, sobre a influência dos agentes na construção civil”, diz a aluna do 6° período da Eng. Civil, Luana de Jesus da Silva Lima.

Para Otto Corrêa Rotunno Filho, professor de Engenharia Civil da Poli-UFRJ e coordenador da Semana, ser protagonista do evento do porte da Semana da Engenharia Civil representa experiência única para os alunos. “Proporciona o empoderamento ao aluno de tomar para si os direitos e deveres de bem representar a Universidade na sua relação com o meio externo, estimulando interações com diversas instâncias da sociedade e, simultaneamente, permitindo melhor conhecer os mecanismos de funcionamento da instituição em que estudam. O enriquecimento social é mútuo e abrangente, beneficiando-se o aluno, a Universidade e a sociedade. Alunos mais experientes interagem com alunos mais jovens, fazendo a corrente do conhecimento e de experiências ser acionada e compartilhada.”
O professor destaca também o incentivo ao desenvolvimento de um senso crítico. “Deve-se apontar o estímulo do evento à formação do engenheiro intelectual, valor que é cultivado por alunos que participam da organização, comprometidos e socialmente engajados, tão necessários no atual contexto da vida nacional em que o Brasil demanda novas iniciativas, reinterpretações e ressignificados de papeis sociais desempenhados pelas diversas instituições públicas e privadas do país”.

02/09/2019
Escola Politécnica da UFRJ