UFRJ Nautilus tem boa colocação em competição de drones para o combate a incêndios

Publicado em: 18/07/2022 Escola Politécnica da UFRJ

A UFRJ Nautilus deu um passo importante no desenvolvimento de drones autônomos. A equipe, formada por alunos da Escola Politécnica e de outras unidades da UFRJ, conquistou a 12ª posição em competição da Conferência Internacional sobre Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas. Realizada pela primeira vez, a prova aconteceu no dia 31 de junho, remotamente, e contou com a participação de mais de 50 equipes representando universidades da Europa, da Ásia e das Américas, entre elas as brasileiras Unifei e a UFMG.

Os estudantes foram desafiados a criar drones para o combate a incêndios no ambiente urbano, que precisavam se movimentar por um ambiente com obstáculos feitos em simuladores, detectar um incêndio e planejar uma trajetória para entregar uma bola extintora de incêndio.

A equipe da UFRJ competiu com o projeto Harpia, que ainda não está pronto fisicamente, mas pode ser usado em ambiente virtual. Segundo o capitão da Nautilus, Victor Prado, foram utilizados quatro algoritmos principais na criação: desvio de obstáculos, reconhecimento do alvo, estimativa da posição do alvo e cálculo da trajetória balística.

“Cerca de 70% das equipes inscritas não conseguiram pontuar na competição, em razão da dificuldade do desafio. Cometemos erros, mas conseguimos pontuações relevantes em determinadas etapas, entre elas as que mediam o quão próximo a bolinha chegou ao alvo. Para a próxima edição, utilizaremos ferramentas melhores e contaremos com a participação de mais membros para o desafio”, avaliou o capitão da equipe.

Neste mês, a UFRJ Nautilus se prepara para sua mais importante competição do ano, a Robosub, desafio para veículos autônomos submarinos – AUVs, que será realizada nos Estados Unidos, entre os dias 27 de julho e 2 de agosto. Esta será a sexta participação da equipe, que no ano passado conquistou o 3º lugar na prova de “Paper Técnico” e boas colocações em outras três.