Sete equipes de competição da Politécnica-UFRJ são contempladas em edital da FAPERJ

Publicado em: 10/08/2022 Escola Politécnica da UFRJ

Sete equipes de competição da Politécnica-UFRJ estão entre as 46 propostas contempladas pelo programa Apoio a Equipes Discentes em Projetos de Base Tecnológica para Competições de Caráter Educacional da Faperj. O resultado foi divulgado no dia 28 de julho.

Trata-se de um edital que objetiva apoiar projetos de iniciação ou pré-iniciação tecnológica que permitam aos discentes aplicarem conhecimentos teóricos na execução de projetos práticos, com a finalidade de participarem em competições, nacionais ou internacionais, cujo objeto seja a experiência com nova tecnologia, inovação ou empreendedorismo, especificamente de caráter educacional.

Confira o que dizem os representantes das equipes contempladas:

Aerodesign

“O incentivo representa a oportunidade de incrementar o desenvolvimento dos nossos membros e futuros profissionais da engenharia. Um investimento que nos permite trazer o conhecimento teórico da sala de aula para uma experiência prática, e validar os nossos resultados por meio de competições. O incentivo nos ajudará a aumentar a infraestrutura da equipe, e se faz valioso para o aperfeiçoamento de nossa metodologia técnica.”

– Fernando Coelho de Jesus, vice-capitão da equipe.

Baja

“Nossa proposta contém itens como ferramentas, materiais consumíveis, equipamentos e itens de infraestrutura. Os objetos pedidos na proposta visam viabilizar alguns projetos da equipe, bem como melhorar nossos processos com a aquisição das ferramentas e equipamentos, além disso, itens de infraestrutura permitirão um melhor trabalho do dia a dia da equipe.”

–  João Victor André, capitão.

Bots

“São editais como o da Faperj que viabilizam pesquisas e projetos sem fins lucrativos e inteiramente feitos por alunos, como os robôs da MinervaBots. Ser contemplado neste edital é um grande reconhecimento dos nossos 10 anos de desenvolvimento e divulgação da robótica, assim como a viabilização de uma total revitalização do nosso laboratório que foi muito prejudicado pelos períodos pandêmicos.”

– Danilo Paes, capitão.

E-Racing

“O edital significa o investimento em  equipamentos adequados para a realização do trabalho seguro e eficiente, materiais e peças (chapas, tubos, blocos de aço e alumínio), inovação (sensores para a telemetria e baterias eficientes), infraestrutura com novos computadores para as simulações. Assim, contribui para continuarmos como representantes da UFRJ na modalidade elétrica, que nos orgulha.”

– Fernanda Figueiredo, diretora de gerenciamento.

Ícarus

“Seremos capazes de adquirir componentes de extrema importância para nossa equipe e nosso protótipo. Entre eles, a reforma do nosso laboratório, com novos equipamentos e materiais, criando um melhor ambiente de trabalho. A aquisição de componentes para o protótipo, possibilitando uma maior inovação e o estudo para diversos projetos.”

– Breno Cipolatti, capitão.

Rockets e Sats

“O suporte financeiro possibilitará a compra de novos equipamentos e materiais para as equipes, favorecendo o desenvolvimento de novos produtos, foguetes de sondagem atmosférica e nanossatélites com tecnologias de sensoriamento remoto e experimentos astrobiológicos, sendo eles inovadores no estado do Rio de Janeiro.”

– Kaio Siqueira, capitão.