Semana de Acolhimento supera expectativa de calouros

Publicado em: 20/04/2022 Escola Politécnica da UFRJ

Cerca de 480 novos alunos da Escola Politécnica da UFRJ foram recepcionados por diretores, coordenadores de cursos e veteranos, durante a Semana de Acolhimento aos Calouros 2022.1, com objetivo de integrá-los à estrutura e ao funcionamento da Escola. Ao longo dos quatro dias de programação, foram apresentados a eles laboratórios, centros acadêmicos, equipes de competição, empresa júnior e organizações estudantis, além dos programas de intercâmbio e o projeto CASA – iniciativa que propõe dar suporte aos alunos no desenvolvimento social, pessoal e emocional, por meio de orientação psicopedagógico e acolhimento psicossocial.

A Semana foi organizada pela Diretoria Adjunta de Políticas Estudantis (DAPE), em conjunto com toda a diretoria da Escola Politécnica. Os ingressantes que não puderam acompanhar toda a programação podem assistir às palestras no site www.calouros.poli.ufrj.br.

A seguir, alguns calouros falam da experiência vivida na primeira semana na Politécnica-UFRJ:

Sara Barcelos, 18 anos, caloura de Engenharia Naval

“O cronograma foi bem desenvolvido e acho que deu para explicar um pouco de tudo. Me apresentou partes da faculdade que não sabia e incentivou a continuar na faculdade. Imaginava que os laboratórios eram daqueles jeitos, mas não sabia sobre o intercâmbio e achei bastante interessante. A faculdade é incrível e espero aproveitar muito ela.”

Amanda Oliveira, 18 anos, caloura de Engenharia Ambiental

“A semana foi muito esclarecedora e me deu uma ajuda para me preparar para o que está por vir. Os programas estudantis e as oportunidades de estágio me chamaram a atenção. Fiquei surpresa com o tanto de atividades extras que podemos fazer. Estou muito feliz.”

Anna Luiza, 21 anos, caloura de Engenharia Naval

“A semana me deu a oportunidade de conhecer o campus melhor e todos os trâmites de documentação ou contatos caso precise de ajuda. Gostei muito da palestra sobre intercâmbio, buddy program e CLAC. Não sabia que existia esse aparato para quem quer estudar fora e a palestra foi esclarecedora e assertiva quanto a nossa postura para conseguir o intercâmbio. Já conheci uma galera do meu curso no tour e também fora do curso no decorrer da semana. Estou empolgada pra começar.”

José Henrique Braga, 18 anos, calouro de Engenharia Nuclear

“A semana de acolhimento foi muito boa e necessária. As palestras e as atividades foram acima das minhas expectativas, principalmente a visita aos laboratórios. O contato com a coordenação foi muito bom, até porque eu já tinha algumas dúvidas sobre a plataforma que eles me explicaram de forma calma e eficiente.”

Lucas Baliane, 18 anos, calouro de Engenharia Civil

“Gostei muito da iniciativa. Certamente me ajudou a conhecer melhor como a universidade funciona. Fico feliz de que a Escola disponibilize tantas possibilidades logo no começo do período. O contato com os coordenadores foi bom no sentido de que pude saber quem contactar caso eu venha a ter problemas. Eu espero que tudo decorra de acordo com o planejamento da faculdade.”

Milena Naomy, 18 anos, caloura de Engenharia Naval

“A oportunidade de realizar um intercâmbio foi uma das partes que mais me interessei, juntamente com as diversas atividades que as equipes acadêmicas oferecem, como a Minervabots e a Minerva Náutica. Minha irmã mais velha já estudou aqui, então ela sempre me contou bastante sobre as oportunidades e atividades que existem, porém com essa semana de acolhimento consegui entender com mais detalhes tudo que é possível. Estou bem empolgada, estudei bastante para esse momento.”

Leonardo Aguiar, 18 anos, calouro de Engenharia de Produção

“Uma excelente ferramenta para nós, alunos recém-ingressados, compreendermos melhor o funcionamento da universidade e de pontos importantes dos cursos. Sem sombra de dúvida, a atividade mais interessante pra mim foi a apresentação de algumas das iniciativas existentes na universidade, como as Empresas-Júnior Fluxo e Consulting Club. Estou animado para o começo da minha vida acadêmica nessa que é uma das melhores universidades do país e da América Latina.”

Assista alguns registros da Semana: