Semana da Engenharia Mecânica na Politécnica-UFRJ debate diversidade, papel da mulher na Engenharia e oportunidades no exterior

Com o tema “Elos de Energia”, a V Semana de Engenharia Mecânica (SEMEC)

Publicado em: 03/03/2021 Escola Politécnica da UFRJ

Com o tema “Elos de Energia”, a V Semana de Engenharia Mecânica (SEMEC) da Escola Politécnica da UFRJ traz, de 8 a 22 de março, minicursos, workshops, entrevistas, visitas técnicas e debates a respeito de oportunidades no exterior, meio ambiente, diversidade, inclusão, e o papel da mulher na Engenharia. O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube.

Entre os principais palestrantes convidados estão Marcelino Guedes, da Pipeline Brazil, que buscará inspirar os jovens a conhecerem a indústria de pipelines e suas melhores soluções; Allan Lima e Renata Leite, da Comunicação do Goethe-Institut, que trarão novidades sobre as oportunidades para estudantes e engenheiros que tenham desejo de estudar ou trabalhar na Alemanha (principais bolsas de estudo, onde e como buscar emprego na Alemanha, e os níveis de proficiência de alemão e exames de certificação).

Orientada pelos professores Roney Leon Thompson e Thiago Gamboa Ritto, a aluna e organizadora da SEMEC Larissa Muche ressalta que as semanas acadêmicas são eventos importantes para os alunos, tanto para os que organizam quanto para os participantes. “Temos a oportunidade de apresentar temas diferentes e atuais, desenvolver habilidades de comunicação e gestão, aproximar mais os estudantes do mercado de trabalho e proporcionar conhecimento em ferramentas atuais na indústria”.

“É essencial que haja momentos como este, em que insights sobre a rota atual e as diretrizes que devem moldar mudanças no curso de Engenharia Mecânica são adquiridos.  Desta forma, este evento fornece um panorama para que os formandos estejam mais preparados para enfrentar as incertezas que pairam sobre o Rio de Janeiro, o Brasil e o mundo”, avalia o professor Roney Thompson.

Segundo Larissa Muche, que está no 3º período do curso, a montagem da programação foi um desafio. “Depois de tantas lives e eventos online durante um ano, apresentar algo diferente foi bastante desafiador, mas acredito que conseguimos. Estamos trazendo muitos nomes e temas interessantes no setor de energia”, celebra.

A abertura do evento, às 9h, contará com a presença da reitora da UFRJ, Denise Pires; da diretora da Escola Politécnica, Cláudia Morgado; do chefe do departamento de Engenharia Mecânica Marcelo Savi; e do presidente do CREA-RJ, Luiz Antônio Cosenza.

Inscrições, programação completa e outras informações sobre a SEMEC estão disponíveis em: www.semec.poli.ufrj.br.