Semana da Elétrica movimenta a Poli-UFRJ

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ
Com o tema “A Energia que Moverá o Brasil”, a Semana da Engenharia Elétrica Poli-UFRJ (SENEL) abordou diferentes trilhas de conhecimento. Entre os temas presentes: controle, automação e robótica, pesquisa, desenvolvimento e inovação, perspectivas do mercado de trabalho, sociedade e sustentabilidade, e sistemas de energia.  A comissão organizadora  contabilizou mais de 500 participantes.

Para o professor de Engenharia Elétrica da Poli-UFRJ e coordenador da SENEL, Robson Dias, a motivação do evento foi proporcionar ao aluno o contato com profissionais atuantes na área. “Nosso objetivo foi trazer o mercado para a universidade, mostrar as tendências da Engenharia e motivá-los no curso. Os membros da comissão organizadora ganharam muita experiência através das dificuldades e imprevistos. Tudo isso enriquece a formação do aluno e nos permite entregar para o mercado um engenheiro mais completo”, comenta.

Temas atuais, como fontes renováveis de energia, redes elétricas inteligentes, Internet das Coisas (IoT) e veículos elétricos, foram abordados durante o evento. “As expectativas de crescimento para o Brasil são altas e precisamos estar preparados para atender essa demanda crescente, sempre com a visão na sustentabilidade”, afirma o professor.

Como parte da programação, um novo projeto de medidores elétricos que detecta quatro tipos de fraudes foi apresentado pela Light aos participantes; além disso, os grandes desafios para a Engenharia foram abordados em uma palestra no último dia de evento por Nelson Martins e José Roberto Boisson de Marca, associados do IEEE e organizadores do Grand Challenges for Engineering no Brasil; os alunos também puderam se informar sobre oportunidades de estágio oferecidas pela Fundação MUDES e participar de outras diversas atividades.

Ao refletir sobre o progresso da SENEL, o estudante Luiz Henrique Pinto Queiroga, do 6° período da Engenharia Elétrica e membro da comissão organizadora pela segunda vez, observou: “Nós melhoramos bastante nosso marketing e identidade visual, fizemos capacitações internas, mas o nosso grande diferencial foi conseguir palestrantes de relevância nacional”.
30/08/2019
Escola Politécnica da UFRJ