Reitora e diretoras da UFRJ recebem diploma de “Mulher de Destaque 2019” pela Abea-RJ

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ

Na última segunda-feira (27/1), as diretoras da Escola Politécnica da UFRJ Cláudia Morgado e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ Andréa Queiroz Rego, e a reitora da UFRJ Denise Pires de Carvalho, receberam da Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas do Rio de Janeiro (Abea-RJ), o diploma ‘Mulher de Destaque 2019’. A cerimônia, que reuniu cerca de 50 pessoas, aconteceu no Clube de Engenharia.

“Premiações como estas trazem visibilidade para que jovens se identifiquem com profissões e se permitam ousar.As iniciativas de inserção do equilíbrio de gênero nas atividades profissionais, de inovação e nas esferas de tomada de decisão, se tornaram nos dias de hoje uma política pública de competitividade e desenvolvimento econômico e social das nações. E, as principais empresas de tecnologia no mundo já entenderam o potencial de mercado que estão perdendo quando não contam com o gênero feminino em suas equipes, e vem adotando políticas de recrutamento seletivo que preserve essa diversidade”, destacou a diretora Cláudia Morgado.

Além das representantes da UFRJ, também foram reconhecidas pelo trabalho as presidentes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS),Alice Coelho Scholl; do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia (CAU/RO),Ana Cristina Barreiros; do CAU-SE, Ana Maria Farias; do Crea-SE,Lúcia Helena Ramos;do CAU-PR,Margareth Ziolla Menezes; e do Crea-RS,Maria de Fátima Ribeiro.

Presente na cerimônia, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea),Joel Kruger,ponderou que se deve promover mais discussões sobre o protagonismo da mulher na engenharia e na arquitetura brasileira. “Precisamos resgatar e valorizar essa atividade. Devemos discutir o papel da mulher na sociedade brasileira”.

Além de Kruger, o evento contou com a presença da presidente da Abea Nacional,Duaia Vargas; do presidente da Academia Nacional de Engenharia (ANE),Francis Bogossian; do ex-aluno da Poli-UFRJ e atual diretor geral da Alerj, Wagner Victer – que na ocasião recebeu o diploma de Sócio Benemérito da Abea-RJ; e da presidente da Abea-RJ, Iara Nagle, que resumiu: “Foi uma noite importante, pois conseguimos realizar a primeira edição de um prêmio que homenageia as profissionais – mulheres -que estão à frente de conselhos e instituições”.

A ABEA foi fundada em 1937 e suas pioneiras na formação representam grandes conquistas no campo da Engenharia e Arquitetura. Lideranças como Carmen Portinho, Berta Leitchic, Déa Paranhos, entre outras, ousaram vencer em profissões que possuem alguns estereótipos de gênero, dificultando assim o ingresso delas em certas áreas de conhecimento e de trabalho.

Atualmente, fazem parte do quadro da ABEA-RJ, nomes expressivos que contribuem com o desenvolvimento da Engenharia e Arquitetura no país, com propostas de discussão da mulher e o mercado de trabalho, de discussão de ideias para o desenvolvimento do país, de atualização profissional.

31/01/2020
Escola Politécnica da UFRJ