Recém-lançado por professor da Politécnica-UFRJ, livro sobre Engenharia Elétrica de Potência passa a integrar conteúdo programático de curso

Publicado em: 12/04/2022 Escola Politécnica da UFRJ

Com o objetivo de apresentar aos estudantes um panorama do curso de Engenharia Elétrica de Potência e de suas funções profissional e social, o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da UFRJ Richard Stephan, lançou o livro “Introdução à Engenharia Elétrica de Potência”, no início deste mês pela editora Ciência Moderna. Em suas mais de 120 páginas de conteúdo, o livro insere o estudante no contexto atual da engenharia nacional com uma perspectiva histórica e com visão de futuro. A publicação será adotada no curso, a partir deste semestre.

“Na Medicina, quando os alunos colocam um jaleco branco, se sentem médicos. No Direito, se colocam uma gravata, assumem que são verdadeiros advogados. Ao ingressar na Engenharia, os estudantes passam por dois anos tendo cursos de Matemática, Física e Química, quase como se fossem excluídos do mundo profissional. O livro supera esta deficiência e faz com que os calouros se sintam como profissionais”, destacou Stephan.

Além deste livro – que contou com o prefácio do professor emérito da UFRJ Luiz Bevilacqua, o professor Richard Stephan já escreveu outros, que podem ser encontrados na Biblioteca do Centro de Tecnologia (CT) e na Livraria Aliança, no Hall do Bloco A. Entre eles: “Acionamento, Comando e Controle de Máquinas Elétricas”, adotado na disciplina de Acionamentos Elétricos, do DEE, com a primeira edição lançada em 2013 e a segunda no ano passado; “Mancais Magnéticos; mecatrônica sem atrito”, com co-autoria dos professores Fernando Castro Pinto e Afonso Celso Del Nero Gomes da UFRJ, José Andrès Santisteban da UFF e Andrés Ortiz Salazar da UFRN, em 2013; e “Xadrez Sem Mistério”, também em sua segunda edição, lançada em 2014, que apresenta uma visão do jogo de xadrez sob a ótica da engenharia.

Capa do livro “Introdução à Engenharia Elétrica de Potência”