Programa de Engenharia Ambiental da Politécnica e da Escola de Química apresenta pesquisas sobre sustentabilidade na Rússia

Publicado em: 20/12/2022 Escola Politécnica da UFRJ

Os professores da Escola Politécnica da UFRJ Osvaldo Rezende, George Brigagão e Fabio Krykhtine participaram de uma série de eventos sobre sustentabilidade na Federação Russa a convite da RUDN – Universidade Russa da Amizade dos Povos. A visita da comitiva brasileira aconteceu entre os dias 22 a 26 de novembro, fruto da parceria de cooperação estabelecida em 2021.

Voltado para os jovens cientistas e com foco nas questões dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, o evento teve momentos estratégicos para a questão das mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global e o aumento descontrolado de emissões, realizando amplo debate com autoridades da Federação Russa e países da região Euroasiática e dos BRICS.

Premiado em 2020 com o Prêmio Capes pela melhor tese de doutorado entre todas as engenharias no Brasil, o professor George Victor Brigagão realizou apresentações quanto aos processos de sequestro de carbono desenvolvidos no Programa de Engenharia Ambiental da UFRJ, temática relevante para a redução e balanço de emissões.

Já Osvaldo Rezende proferiu palestra sobre inundações e alagamentos, e demonstrou modelagens desenvolvidas ao longo dos últimos anos e aplicadas em cidades brasileiras, sendo objeto de interesse para cidades em risco de enchentes e para grandes áreas agriculturáveis carentes de eficiência em predição e dragagem, permitindo a gestão de sistemas mais resilientes.

“A participação da Politécnica com permeabilidade neste ambiente é extremamente positiva, colocando o Brasil em posição de cooperação estratégica com grandes centros de pesquisa”, avaliou o professor da Escola Politécnica, Fabio Krykhtine.