Politécnica promove Dia da Inovação junto ao Parque Tecnológico

Programação contou com painéis, apresentação de trabalhos e rodas de conversa

Publicado em: 17/08/2022 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Investir em inovação é apostar no desenvolvimento da sociedade e no bem-estar de sua população. Por isso, a UFRJ tem como uma de suas metas a criação e disseminação de tecnologias inovadoras. No dia 1º de agosto, especialistas se reuniram para dar uma amostra dos projetos desenvolvidos pela universidade, durante o Dia da Inovação. O evento foi realizado na Inovateca do Parque Tecnológico da UFRJ e contou com apresentações de representantes de instituições que investem no saber e no empreendedorismo, e de projetos de estudantes de mestrado e doutorado.

O Dia da Inovação começou com a participação da reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, que destacou a importância da interação entre a universidade e o mercado. “Nosso desafio é colocar os nossos doutores dentro das empresas, pois ainda temos 70% deles trabalhando na academia. Para virar essa página precisamos de projetos vinculados à pós-graduação e com maior interação com o setor empresarial. Por isso é importante fazermos na pós-graduação, o que já fazemos na graduação”, comentou a reitora. E lembrou:

“Muitos alunos da Escola Politécnica ficam nas empresas porque fazem estágio durante o curso. Precisamos trabalhar para que a massa crítica migre para o setor empresarial e facilite a relação da universidade com as empresas”.

Na foto, a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, durante apresentação | Foto: Paula Johas/Firjan

Na sequência, mesas de discussão trataram das estratégias e do panorama da inovação no Rio de Janeiro e no Brasil, e a conexão entre indústria, universidade e centros de pesquisa. A diretora da Escola Politécnica da UFRJ, Cláudia Morgado, e o diretor adjunto de Tecnologia e Inovação da instituição, Fernando Castro Pinto, mediaram os debates.

“Nosso país é um dos poucos em que existe uma resistência entre a empresa, a universidade e o governo. Países bem-sucedidos como Coréia, China e da Europa como um todo, trabalham em parceria, principalmente quando pretendem instalar suas empresas em outros países. Uma multinacional quando vem para o Brasil, traz profissionais expatriados. A gente precisa parar com essa desconfiança e ter atuação mais próxima destes três atores”, avaliou a diretora.

Na foto, a diretora da Escola Politécnica da UFRJ, Cláudia Morgado | Foto: Divulgação

Para o diretor-adjunto da Politécnica-UFRJ, a inovação tecnológica é primordial para o desenvolvimento sustentável, especialmente no Rio de Janeiro. “A economia do estado precisa aproveitar as vantagens competitivas que incluem centros de excelência em formação tecnológica para o crescimento das empresas, do emprego, e da riqueza. O evento é o início de uma série para conectar as iniciativas de P&D das empresas com as da universidade e discutir as diferentes formas de fomento a estas iniciativas”, comentou.

Na parte da tarde, o evento “MAI/DAI – UFRJ” contou com a apresentação de 20 estudantes de mestrado e doutorado, que mostraram o resultado parcial de seus projetos, realizados junto a empresas. São projetos com o selo da inovação, nas áreas de Química, Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos, Bioquímica, Biotecnologia Vegetal e Bioprocessos, Clínica Odontológica, Nutrição e Design.

O Dia da Inovação foi realizado pela Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR2), Agência UFRJ de Inovação, Parque Tecnológico da UFRJ, Escola Politécnica e Firjan.