Poli-UFRJ lança campanha ‘#EsseLugarTambémÉMeu’ com mesa-redonda no dia 30 de maio

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ

Debate vai reunir mulheres que se destacam nas áreas de Engenharia, Ciências, Matemática, Política, entre outras

Para divulgar as conquistas femininas e incentivar o debate sobre a discriminação por gênero, a Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ) promove, no dia 30, a mesa-redonda “Mulheres na Engenharia e seu lugar no desenvolvimento do país #EsseLugarTambémÉMeu”. As apresentações e debates serão no Centro de Tecnologia , das 12h às 14h30. As inscrições gratuitas devem ser feitas no site do evento ((http://www.poli.ufrj.br/maismulheresnaengenharia).Haverá palestras da diretora da Poli-USP, Profa Liedi Bernucci, e da pesquisadora do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE-UFRJ, Profa Celina de Figueiredo, As apresentações serão seguidas de comentários e debates com e a primeira mulher eleita reitora pela comunidade acadêmica da UFRJ, Profa Denise Pires de Carvalho, com a deputada federal e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher Luiza Canziani e a presidente da Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas, a engenheira Iara Nagle. A diretora da Poli-UFRJ, Profa Cláudia Morgado, fará a moderação.Para a diretora da Poli-UFRJ, a presença feminina em cargos de liderança e em áreas até hoje predominantemente masculinas é fundamental na construção de uma sociedade mais igualitária e representativa. Dados do Censo da Educação Superior de 2017 mostram que desde 2005 o número de mulheres matriculadas em cursos de graduação de Engenharia Civil cresceu de 20,9% para 30,3% em 2015, porém no mesmo ano, apenas 26,9% mulheres estavam inseridas nessa área do mercado de trabalho.Em um estudo de 2018 da Cátedra Unesco Mulher, Ciência e Tecnologia na América Latina (Flacso-Argentina), nove em cada dez meninas de 6 a 8 anos responderam acreditar que engenharia “é coisa de menino”. No entanto, a mulher engenheira vem conquistando seu espaço aos poucos nessa área, é o que aponta a pesquisa de 2015 feita pela Federação Nacional dos Engenheiros. Entre 2003 e 2013, houve um crescimento de 4% do total de mulheres empregadas na área e no mesmo período, um aumento de 8,7% na remuneração das mulheres engenheiras em relação à dos homens.
“A participação feminina em alguns cursos de Engenharia ainda é muito pequena e as mulheres ainda encontram muitos obstáculos para ocuparem cargos de direção. Queremos apresentar dados e exemplos para intensificar esse debate e mostrar a importância para o desenvolvimento do país”, comenta a professora Cláudia Morgado, primeira mulher a ocupar a direção da Poli, em mais de 226 anos.
 Data: 30 de maio
Local: Centro de Tecnologia – Av. Athos da Silveira Ramos, 149 – Bloco A