Petroteam se classifica para campeonato mundial sobre indústria de petróleo

Publicado em: 14/07/2022 Escola Politécnica da UFRJ

Após conquistarem o 5º lugar no Regional Qualifiers, em junho, no Panamá, a equipe Petroteam, formada por alunos do curso de Engenharia de Petróleo da Escola Politécnica da UFRJ, retornou ao Brasil com uma das vagas garantidas para o Petrobowl Championship, que será realizado em Houston, nos Estados Unidos. A UFRJ é a única campeã mundial entre as universidades da América do Sul e Central e buscará pela segunda vez o título.

Organizado pela Society of Petroleum Engineers (SPE), o Petrobowl funciona no estilo “quiz de conhecimento”. Em ritmo acelerado e dinâmico, equipes de diversas universidades da América do Sul e Caribe são desafiadas a responderem com rapidez perguntas técnicas e não-técnicas, relacionadas à indústria de petróleo. A equipe que alcançar a melhor pontuação, vence a competição.

“Desde o retorno do Panamá, intensificamos ainda mais a rotina de estudo, dando cada vez mais foco para as áreas de machine learning e energias renováveis, que foram o grande diferencial no classificatório. Acredito que chegaremos ao topo novamente, pois estamos nos preparando bastante para representar a UFRJ”, garantiu Felipe Tiba, capitão da equipe – que é coordenada pelo professor Rafael Charin.

Tiba também destacou que será uma oportunidade única de se fazer networking com estudantes do exterior: “Está sendo uma das melhores experiências. A possibilidade de encontrar pessoas de países diferentes, que vivem culturas e rotinas distintas das quais estamos acostumados, mas que possuem o mesmo propósito, que é de se tornar um engenheiro de petróleo, é algo gratificante e enriquecedor.”

Os alunos Breno Bilar de Andrade, Douglas Silva de Almeida, Lucas de Lima Felix e Nayana Campos Oliveira, além de Felipe Tiba, embarcam no dia 1º de outubro para os EUA. Se vencerem o mundial, levam o prêmio de 5 mil dólares.