Pela décima vez, PetroTeam UFRJ vence desafio nacional de conhecimento sobre a indústria do petróleo

Publicado em: 04/04/2022 Escola Politécnica da UFRJ

A equipe PetroTeam UFRJ, formada por alunos de graduação da Escola Politécnica da UFRJ, conquistou pela décima vez o campeonato nacional de Petrobowl – desafio de conhecimento sobre a indústria do petróleo. Com a vitória, no dia 3, a equipe garantiu vaga no Regional Qualifiers, que reunirá as melhores universidades da América Latina, em junho, no Panamá.

Equipe celebrando a décima conquista do Petrobowl

A competição consistiu em um jogo tipo quiz (perguntas e respostas), envolvendo questões acadêmicas e não acadêmicas (ano da ocorrência de algum evento, nomes de CEO’s, eventos históricos, entre outras). O jogador que apertava primeiro entre os dois times que disputavam a partida, respondia à pergunta. Caso acertasse, a equipe somava 10 pontos, caso errasse, eram descontados 5 pontos. A equipe, formada pelos alunos do curso de Engenharia de Petróleo da UFRJ Breno Bilar de Andrade, Douglas Silva de Almeida, Felipe Ryuki Tiba, Lucas de Lima Felix e Nayana Campos Oliveira, e coordenada pelo professor Rafael Charin, ficou 40 pontos à frente do segundo colocado, que foi a UFF.

Orgulhoso, Felipe Tiba, capitão do PetroTeam, destacou a competitividade da equipe nos últimos anos. “Competir pela UFRJ representa um legado que todos os jogadores passados deixaram: de um time multicampeão. Por ser minha primeira participação, logo de cara assumindo o posto de capitão, a pressão foi grande. Somos um time novo, com todos os jogadores participando pela primeira vez e conseguimos enfrentar times que tinham jogadores com quatro anos de experiência na competição. No final, deu tudo certo”, celebrou.

Os três primeiros colocados da competição receberam uma premiação em dinheiro, além da vaga para disputar o regional. Caso conquiste a próxima etapa, a UFRJ representará o Brasil no Petrobowl Championship, campeonato mundial organizado pela Society of Petroleum Engineers (SPE).

*Modificado em 08/04/2022