Organização referência em classificação de navios premia alunos de Engenharia Naval e Oceânica da Poli-UFRJ

Publicado em: 11/11/2019 Escola Politécnica da UFRJ

Os alunos de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ) Camila Linhares, Mateus Nehrer e Renan Pais foram premiados por uma das principais organizações de classificação de navios do mundo, o American Bureau of Shipping (ABS). Além dos formandos terem o desempenho reconhecido por uma comissão de professores, cada aluno recebeu do ABS a quantia de R$ 3 mil. Esta foi a primeira edição do ABS Awards para a Poli-UFRJ.

A processo de escolha dos melhores alunos pelo desempenho acadêmico consistiu numa pré-seleção pelo Conselho do Curso (NDE – Núcleo Docente Estruturante) dos dez alunos com os maiores Coeficiente de Rendimento (CR) entre aqueles com 70% de créditos concluídos. Para chegar a definição dos três indicados premiados, considerou-se, além do rendimento acadêmico (CR), atividades desenvolvidas na UFRJ e registradas no histórico do aluno, como monitoria, estágios, intercâmbio, participação em empresa júnior, equipe de competição, entre outras atividades.

Para Renan Pais, cada uma das atividades realizadas durante o curso, entre elas mentoria, iniciação científica, intercambio e estágio abriram portas e contribuíram para alcançar o reconhecimento dos professores. “O prêmio é importante porque me faz refletir sobre a maior oportunidade que me foi dada, que foi de estudar numa instituição de ensino pública”, destacou. Já a aluna Camila Linhares celebrou a conquista: “É mais uma etapa cumprida e praticamente a chave de ouro desse meu ciclo na graduação”.

Mateus Nehrer confessou que foi uma surpresa o prêmio: “Quando recebi o e-mail, minha primeira reação foi justamente não ter reação, mas depois veio aquela sensação de reconhecimento, de que todo o esforço feito ao longo desses anos valeu a pena. Isso, após 5 anos de vitórias e derrotas, é indescritível”.

A cerimônia de entrega do ABS Award 2019 foi realizada no dia 27 de novembro, no auditório da Engenharia Naval e Oceânica, com a presença da diretora da Poli-UFRJ, prof.ª Cláudia Morgado; do coordenador do curso de Engenharia Naval e Oceânica, prof. Luiz Felipe Assis; do coordenador do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe,prof. Antônio Carlos Fernandes; do Chefe de Engenharia Offshore Mundial da American Bureau of Shipping (ABS), o engenheiro Sidney Bereicoa, ex-aluno da Poli-UFRJ; e da Business Partner de RH da ABS, Fabiana Ourique Dantas.

O ABS Group tem operações em mais de 30 países e atende a clientes nas indústrias de petróleo e gás, nuclear, governo, marítima, energia eólica e renovável e mineração. O programa de apoio aos estudantes tem como objetivo contribuir para a formação acadêmica e profissional no campo da Engenharia Naval.  No Brasil, o programa apoia cursos da área na UFPA, UFSC e na Faetec-SP.