Nautilus tem destaque na RoboSub

Publicado em: 24/08/2021 Escola Politécnica da UFRJ

Em sua quinta participação na RoboSub, competição internacional de veículos autônomos submarinos – AUVs, a UFRJ Nautilus conquistou o 3º lugar na prova de “Paper Técnico” e boas colocações em outras três. A equipe formada por alunos da Escola Politécnica da UFRJ alcançou o 5º lugar no projeto de site, 6º em “Propulsion System”, e 14º em “Hull Design”. No total, a Nautilus conquistou US$ 500 em premiações.

Veículo autônomo submarino desenvolvido pela equipe UFRJ Nautilus

“Foi uma das competições mais difíceis em termos de escrever o paper técnico, porém com bastante organização, planejamento e esforço, nós conseguimos atingir o melhor resultado da equipe desde que foi criada. Estamos felizes e vamos trabalhar ainda mais para que nossa trajetória seja sempre de ascensão e ano que vem a gente possa chegar a resultados melhores”, avaliou Lara Figueiredo, capitã da UFRJ Nautilus.

Originalmente realizada presencialmente em San Diego, nos Estados Unidos, a competição apresentou aos participantes desafios enfrentados pela indústria marítima subaquática, como exploração oceanográfica e mapeamento, detecção e manipulação de objetos e identificação e rastreamento de dutos. Todas as provas desta edição foram realizadas de forma remota, em razão da pandemia, o que trouxe desafios para equipe e adoção de novas estratégicas.

Lara Figueiredo, capitã da UFRJ Nautilus

“Durante a competição, a maioria dos desafios que enfrentamos foi relacionada ao cenário atual da pandemia. Enquanto várias outras equipes podiam sair e se reunir para testar seus projetos, nós só tínhamos como nos comunicar online. Por isso, tivemos que focar mais do que nunca em chegar na “teoria perfeita”, até para poder minimizar a probabilidade de erro quando for possível montar o AUV realmente”, contou Lara, que contou com orientação do professor Claudio Miceli, do NCE/UFRJ.

A competição envolveu 53 equipes de 14 países, entre os quais EUA, Rússia, Índia e Canadá, competindo com uma ou mais equipes. A Robosub chegou a sua 23ª edição e esta foi a primeira que contou com outras equipes brasileiras além da Nautilus UFRJ. Participaram equipes da UFSC e da Unifei.