Labgn2 ajuda no desenvolvimento de startups e empresários

Publicado em: 24/05/2021 Escola Politécnica da UFRJ

Para incentivar o empreendedorismo e o fomento de startups, a Escola Politécnica da UFRJ estimula iniciativas que possam enriquecer a formação dos alunos e criar alternativas de atuação profissional. É o caso do Laboratório de Empreendedorismo e Novos Negócios (Labgn2), que hoje conta com 17 alunos da graduação, orientados pela professora Maria Alice Ferruccio, Diretora Adjunta de Carreira e Empreendedorismo.

Entre os projetos mantidos pelo Labgn2 – que desde o ano passado promove suas atividades remotamente por conta da pandemia – estão a Germinadora de Startups, o Elevando, o Lunch Talks e a Batalha de Startups.

“Tudo começou em agosto de 2004, com um grupo de estudos com ênfase em empreendedorismo, sendo uma extensão de uma das disciplinas. Aos poucos foi crescendo e em 2016 deu um grande salto, se tornando o primeiro Laboratório de Empreendedorismo da UFRJ”, conta Josué de Andrade, aluno do 7º período de Engenharia de Produção e um dos membros do grupo.

Em setembro, a Germinadora chegará a sua 6° edição e atenderá gratuitamente novos empreendedores que buscam validar suas ideias de negócio e aprender sobre temas como: Plano Financeiro, Plano de Marketing, Mínimo Produto Viável (MVP) e como apresentar um pitch. A capacitação dura aproximadamente um mês e os participantes recebem treinamento semanalmente para no final apresentarem um pitch para uma banca de mentores.

Já o Elevando é um encontro anual de empreendedorismo. O evento conta uma oficina de alguma ferramenta, como Excel, Power BI, VBA ou Python, além de palestras sobre temas relacionados a empreendedorismo e inovação. Este ano, acontece remotamente, em agosto.

No Lunch Talks, os alunos escolhem convidados com perfil empreendedor, muitas vezes fundadores de startups de sucesso. A próxima edição do evento será no dia 27 de maio, às 11h30, com Juliana Ferracioli, aluna de Engenharia de Produção da UFRJ e fundadora da Startup Mango, e que já teve passagem pela Germinadora de Startups. O projeto já contou com palestras de Thiago Reis, CEO da Growth Machine, João Paulo Ferreira e João Paulo Rodrigues de Lira, sócios da Hashtag Treinamentos, Gabriel Farias, fundador da Real Valor, e Gustavo Mariozzi, Head de operações da Beep.

Similar à Germinadora, a Batalha de Startups também é realizada para o público interno e externo à Escola Politécnica. Os interessados formam grupos, se inscrevem e recebem mentorias, mas, nesse caso, para criarem uma startup fictícia. Ao final do programa, os participantes também apresentam um pitch de negócios para uma banca avaliadora que irá escolher a melhor startup. É um projeto que o Laboratório está retomando este ano, com data a definir.

Para participar dos projetos ou do processo seletivo para novos membros – que será realizado em agosto, basta acompanhar as redes sociais do Labgn2.