Escola Politécnica participa do programa Futuras Cientistas

Publicado em: 13/03/2023 Escola Politécnica da UFRJ

As professoras da Escola Politécnica da UFRJ Paula Jardim e Rafaella Ribeiro participaram do projeto Futuras Cientistas, uma iniciativa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que tem o objetivo de estimular o interesse e a participação de mulheres do ensino médio de escolas públicas estaduais nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Durante o mês de janeiro, a aluna Thayssa Fernandes e a professora de Matemática Kátia Mainenti, do Colégio Estadual Presidente Kennedy, do município de Belford Roxo, tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina acadêmica na UFRJ. A programação incluiu a presença em mesas redondas com alunas e egressos da instituição e com mulheres que atuam nessa área da indústria; aulas teóricas e práticas de Ciência e Engenharia de Materiais; visitas aos laboratórios da UFRJ; e a produção de um relatório, apresentado no final da capacitação, sendo transmitido ao vivo pelo YouTube.

Para a professora Paula Jardim, a imersão foi uma experiência positiva, que resultou num relatório de qualidade e uma apresentação final que demonstrou que ambas conseguiram acompanhar as aulas e absorveram o conteúdo ensinado.

“O projeto é fundamental para motivar essas meninas, aumentar a autoestima, e mostrar a elas que são capazes de serem cientistas e seguirem uma carreira universitária. Mas, sabemos que enfrentamos ainda grandes desafios de viabilizar a entrada dos estudantes que cursam o ensino médio em escolas públicas nas universidades públicas no Brasil. Iniciativas como estas ajudam a mudar esse cenário”, concluiu.