Escola Politécnica da UFRJ ocupa 3º lugar em Concurso de Pontes de Macarrão

Publicado em: 17/05/2018 Escola Politécnica da UFRJ

Atividade fez parte do Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas, realizado no Rio.

Com objetivo de fomentar nos alunos de Engenharia o interesse pela área de estruturas e construção de pontes, as Associações Brasileiras de Pontes e Estruturas (ABPE) e de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE) realizaram no último dia 8, na Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ), o 1º Concurso Ponte de Macarrão – atividade que fez parte da programação do X Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas (X CBPE).A competição reuniu oito equipes de diversos estados, que colocaram em prática a teoria obtida em sala de aula.

A Escola Politécnica da UFRJ marcou presença entre as três primeiras colocações, com os estudantes Caio Nogaroli Boecker, do 9º período, e Saulo Carneiro da Costa, do 8º -ambos da equipe Casagrande Engenharia. A atividade foi organizada pelos professores Mayra Perlingeiro, Flávia Moll Júdice e Silvio de Souza Lima.

“Os resultados obtidos foram excelentes, tendo-se verificado que a alta qualidade dos projetos refletiu em protótipos de elevado desempenho e estética, além do total envolvimento das equipes competidoras na qualidade do produto final”, celebra a prof.ª Flávia Moll. Para cada equipe foi fornecido um kit contendo 1kg de macarrão, uma pistola de cola quente, 8 bastões de cola quente, um tubo de 100ml de cola instantânea, um rolo de fita crepe, uma folha de acetato, uma barra de aço e dois pedaços de tubo PVC. A tarefa consistia em analisar, projetar e construir uma ponte de macarrão do tipo espaguete, que seria submetida a testes estruturais.

Equipes vencedoras:

– 1º lugar: ABILITÁRIOS (UERJ, PUC-RIO e Centro Universitário Celso Lisboa)
– 2º lugar: VÍBORAS (UFMG)
– 3º lugar: CASAGRANDE ENGENHARIA (UVA, Escola Politécnica da UFRJ e CEFET/RJ)