Como lidar com a procrastinação e organizar os estudos

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ
O ato de procrastinar uma tarefa pode prejudicar não só o rendimento acadêmico como também o próprio bem-estar e saúde mental do aluno. Na Semana da Saúde Mental, promovida pela Poli-UFRJ e organizada pela DAPE,de 16 a 20 de setembro, o psicólogo e terapeuta cognitivo-comportamental Thiago Pinheiro contribuiu para o debate com a palestra “Saúde Mental no Ensino Superior” e apontou formas de lidar com a procrastinação e ser mais produtivo.

Segundo ele, os fatores que levam alguém a procrastinar uma ação podem estar relacionados ao medo da desaprovação ou crítica, pouca tolerância à frustração, autoacusaçãoe sentimento de culpa, falta de esperança e medo do fracasso. Menosprezar as próprias conquistas e buscar a perfeição também contribuem para a falta de ação. É preciso refletir o que está de fato atrapalhando o rendimento, para não repetir o mesmo erro numa próxima ocasião. É necessário pensar o que a pessoa faz quando procrastina, de onde vem a necessidade de fazer tudo perfeito, o que evita ou deixa de entrar em contato e como lida com a sensação de tempo perdido ou de que ainda há muito a ser feito.

Aprender a gerenciar o próprio tempo é essencial para administrar também as muitas demandas que surgem tanto da faculdade como de outros lugares, como o trabalho ou as responsabilidades com as tarefas domésticas. Em relação aos estudos, quando as emoções e os pensamentos são afetados pela procrastinação é o momento de agir.

Confira, abaixo, o método “A.N.D.A. L.O.G.O.”, desenvolvido pelo psicólogo Heitor Hirata, para evitar a procrastinação:

• Agende suas atividades
Marque na agenda os horários fixos e de rotina, identifique os horários livres e encaixe na rotina tarefas que sejam relacionadas às suas metas. Organize as tarefas por ordem de urgência e dificuldade. Você pode começar da seguinte forma as tarefas: mais urgente e fácil, mais urgente e difícil, menos urgente e fácil, menos urgente e difícil.

• Negue as distrações
Identifique e evite distrações. Procure ir para um lugar silencioso e evite deixar o celular por perto.

• Defina o tempo para cada atividade
O mais importante é o tempo bem utilizado do que a quantidade do que é feito. Crie metas como, por exemplo “farei cinco exercícios de cálculo em uma hora”.

• Avance pouco a pouco
Divida cada tarefa em microtarefasque sejam mais fáceis de se fazer. Por exemplo, no caso de uma lista de exercício, talvez seja mais interessante fazer apenas alguns do que ficar focado em querer fazer todos em tempo curto.

• Livre-se dos pensamentos procrastinadores
Pensamentos como “ainda tenho muito tempo para fazer isso”, “as provas estão longe” ou “depois que eu assistir um pouco de TV eu começo” não ajudam em nada. Identifique quais são os seus.

• Olhe para o relógio
Ter um despertador ou algum aplicativo de gerenciamento do tempo ajudam você a monitorá-lo e ter maior controle do quanto despende para cada ação.

• Gerencie seu tempo
Avalie o rendimento que você tem em determinado tempo. É melhor estudar 30 minutos bem do que ficar duas horas estudando cansado.

• Orgulhe-se do seu progresso
Cuidado para não deixar a autocobrança falar mais alto. Também é muito importante saber reconhecer as próprias conquistas e orgulhar-se de seus feitos.

Você sabia que a Diretoria Adjunta de Políticas Estudantis (DAPE) costuma realizar oficinas de organização de estudos? A primeira edição foi em agosto. Procure a diretora da DAPE, Marta Tapia, para manifestar interesse nas próximas edições: dape.diretora@poli.ufrj.br
26/09/2019
Escola Politécnica da UFRJ