Associação Internacional de Ergonomia premia professor da Politécnica

Publicado em: 10/05/2021 adminpiloti

O professor José Orlando Gomes, do Departamento de Engenharia Industrial (DEI), receberá no dia 14 de junho, o Prêmio IEA/Tsinghua 2020 para Educação Colaborativa em Ergonomia e Fatores Humanos para Países em Desenvolvimento. Ele dividirá o prêmio anual de US$ 8 mil da Associação Internacional de Ergonomia (IEA) com o professor Vincent Duffy, da Purdue University, EUA. A cerimônia de premiação acontecerá durante o 21º Congresso Trienal da Associação Internacional de Ergonomia, que será realizado de modo remoto em função da pandemia da Covid-19.

O Prêmio IEA/Tsinghua tem o propósito de homenagear profissionais que fizeram contribuições para o sucesso de programas educacionais de pós- graduação que tenham ergonomia e fatores humanos no currículo, por meio de colaboração internacional e/ou inter-regional. “Recebo com humildade e como um grande incentivo. É um estímulo à colaboração entre universidades e entre professores”, comenta o prof. José Orlando Gomes.

Diretor Associado de Relações Internacionais para os Países do BRICS da Escola Politécnica da UFRJ, o prof. José Orlando está no segundo mandato na vice-presidência da IEA. Além da atuação na graduação de engenharia de produção da Escola Politécnica e do Programa de Pós-Graduação em Informática na UFRJ, é professor colaborador no Doutorado Internacional da Universidade de Florença e na Tsinghua University, China, e professor visitante na Witwatersrand University, na África do Sul.

O prêmio é um reconhecimento por uma trajetória de cerca de 30 anos no campo científico da ergonomia e fatores humanos, trabalhando na disseminação de conhecimentos de forma colaborativa. Entre dezenas de projetos realizados, destaca-se a colaboração na fundação das redes “BRICS Plus de Sociedades de Ergonomia e Fatores Humanos”, “Comunidade de Países de Língua Portuguesa de Ergonomia e Fatores Humanos”, congregando Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Portugal e Moçambique, e “Africana de Sociedades de Ergonomia (ErgoAfrica)”.

Destaca-se também a contribuição do prof. José Orlando para a criação de um programa de doutorado em ergonomia e fatores humanos, em rede, envolvendo a Universidad Nacional de Bogotá e a Universidad del Valle, em Cali. “Trata-se do primeiro programa de doutorado em ergonomia e fatores humanos semipresencial para suprir uma demanda cientifica vital para os países latino-americanos de língua hispânica”, informa.

Outro projeto importante a assinalar é o programa de intercâmbio “Formando Engenheiro de Produção para a Gestão de Sistemas Complexos e de Alto Risco: Erro Humano e Automação na Indústria do Petróleo”, em parceria com a Petrobras, realizado com recursos do Fundo dos Estados Unidos para o Melhoria da Educação Superior (Fipse) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que envolveu duas universidades americanas, The Ohio State University e Universtiy of Virginia, e duas no Brasil, a UFRJ e a UFRGS. De 2003 a 2011, mais de 120 estudantes dos dois países, incluindo os de engenharia de produção da Escola Politécnica, fizeram intercâmbio nesse programa.

Atualmente o prof. José Orlando vem realizando pesquisas colaborativas com colegas de universidades dos países dos BRICS (Tsinghua University, NITIE- India, Eletrotechnical University of Saint Petersburg, Rhodes University, UFRJ e USP) sobre a resposta à pandemia da Covid-19 pelos vários níveis de governo, bem como das mudanças nas condições de vida e trabalho, assim como do desenvolvimento do e-commerce.