Assédio moral e importância do sono são temas em comemoração ao Dia do Servidor

Publicado em: 06/11/2019 Escola Politécnica da UFRJ

No dia 28 de outubro comemora-se o Dia do Servidor Público e para agradecer e homenagear aqueles que contribuem com o crescimento da instituição, a direção da Escola Politécnica promoveu no último dia do mês o seminário “Ambiente Saudável, Trabalho Produtivo e Serviço Público de Qualidade”.  Ao todo, 30  pessoas, entre professores e funcionários técnicos, participaram do evento que contou com um coquetel ao final das palestras.

Mediada pela Vice-Presidente da Comissão de Pessoal da Poli-UFRJ, Ana Paula Duarte Moreira, a mesa de abertura teve em sua composição o Diretor de Ensino e Extensão da Politécnica/UFRJ, Prof. Edilberto Strauss; o Diretor de Desenvolvimento Humano da Politécnica/UFRJ, Ricardo Jullian; e a Chefe do Setor de Integração e Aperfeiçoamento de pessoas – SIAP da Decania do Centro de Tecnologia, Regina Magalhães. “É muito importante não só comemorar, mas também defender o serviço público de qualidade como um direito à população. E que nós todos nos orgulhemos do nosso trabalho”, disse Jullian.

Visando conscientizar os servidores, a palestra da Dra. Cynthia Maria Simões Lopes — Procuradora Regional do Trabalho do MPT e Representante Suplente da Coordenadoria Nacional em Defesa do Meio Ambiente do Trabalho — abordou o assédio moral no local de trabalho e os mecanismos que a vítima e as testemunhas têm legalmente de se protegerem de lideranças e meios de trabalho abusivos.

Em seguida, a Dra. Maria Christina Rodrigues Menezes —  Médica do Trabalho, Consultora Técnica em Saúde Ocupacional BIOS e Ex-Sub-Secretária de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Secretaria de Estado do Trabalho do Rio de Janeiro — palestrou sobre a importância do sono para melhorar a produtividade e assimilação de tarefas no trabalho e aproveitou também o momento para estimular a prática de atividades lúdicas com os participantes a fim de demonstrar a importância do alongamento laboral e do apoio entre os colegas de trabalho.

Ao final, a diretora da Escola Politécnica, professora Cláudia Morgado, presenteou as palestrantes com orquídeas e um livro sobre a história da Politécnica.

“Eu achei todas as palestras essenciais e gostaria que durassem mais tempo, pois todas foram bem informativas e interessantes não só para o dia a dia da nossa vida profissional, mas também pessoal, para o nosso autoconhecimento”, comentou Luzia Faria de Jesus, Assistente Administrativa da Poli-UFRJ, sobre o seminário.