Alunos e professores do GTA são destaque no SBRC 2021

Publicado em: 25/08/2021 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

O Grupo de Teleinformática e Automação (GTA), laboratório do Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação (DEL) da Escola Politécnica da UFRJ e do Programa de Engenharia Elétrica (PEE) da Coppe, está de parabéns pelo sucesso de alunos e professores no 39º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2021), que aconteceu de 16 a 20 de agosto.

No alto, Pedro Cruz, Kaylani Bochie e Guilherme Araujo. Embaixo: Gustavo Camilo, Lucas Airam e Diogo Menezes

Quatro graduandos de Engenharia Eletrônica e de Computação em projetos de Iniciação Científica (IC) arremataram os prêmios de Melhor Artigo do SBRC e Menção Honrosa do WBlockchain/SBRC. Além disso, dois ex-alunos da graduação da Politécnica-UFRJ e doutores pelo PEE/Coppe, levaram os prêmios de Melhor Tese e Pesquisador de Destaque na área de Redes de Computadores – Prêmio Artur Ziviani SBRC 2021.

O SBRC é considerado o mais importante evento científico nacional em redes de computadores e sistemas distribuídos e um dos mais concorridos em informática. Para o professor titular do DEL Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte, os recentes resultados em premiação dos alunos de graduação que cursam disciplinas da pós-graduação no GTA são significativos, pois recebem uma sólida formação e apresentam uma produtividade de pesquisa importante.

“Os trabalhos do GTA com alunos de graduação datam de mais de 30 anos, quando foi feito um investimento em fixar bons alunos de graduação, com coeficientes de rendimento acumulado alto, nas atividades de pesquisa do Programa de Engenharia Elétrica. O elemento fundamental sempre foi a proximidade e a integração da graduação com a pós-graduação. O resultado desta forte integração se mostrou excepcional gerando formação de recursos humano de alta qualidade”, orgulha-se o professor e pesquisador do GTA há três décadas.

Ele ressalta também a presença de alunos de graduação da Politécnica-UFRJ nas premiações do “Workshop em Blockchain: Teoria, Tecnologias e Aplicações (WBlockchain)” de 2020 e 2019”.

Trajetórias e pesquisas dos premiados

Pedro Henrique Cruz Caminha ganhou o prêmio de Melhor Tese, orientado pelos professores Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa e Rodrigo de Souza Couto, resultante de pesquisa sobre redes de sensores móveis voltada para aplicações em cidades inteligentes. Ele ingressou no GTA como aluno de IC no final da graduação em Engenharia da Computação e Informação.

“Isso me ajudou a entrar na vida acadêmica com um olhar um pouco mais científico, um arcabouço um pouco mais sólido sobre o que é a atividade de pesquisa. Foi possível, inclusive, defender meu doutorado sem a defesa de mestrado”, conta.

No ano passado, ao fim do doutorado, Pedro Cruz foi contratado como engenheiro de pesquisa no Inria (o Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automação da França). Lá ele também trabalha com pesquisa em redes de computadores. Está muito feliz com a premiação: “Demonstra uma relevância do trabalho no contexto dos grupos brasileiros de pesquisa em redes de computadores e sistemas distribuídos. É um reconhecimento importante para o início da minha carreira, mas também do trabalho dos meus orientadores.”

Com previsão de formatura em Engenharia Eletrônica e de Computação no fim deste ano, Kaylani Bochie diz que é extremamente gratificante receber o prêmio de Melhor Artigo no SBRC, especialmente como aluno de graduação. “Imagino que muitos alunos tenham dúvidas sobre a qualidade e sobre as contribuições de suas pesquisas. Então, receber o reconhecimento da comunidade é uma ótima forma de incentivar o nosso desenvolvimento.”

Ele conta que se tornou aluno de IC no GTA apenas no décimo período, após muita dificuldade na graduação. “Além do novo interesse pela pesquisa, o laboratório também ajudou a melhorar meu desempenho acadêmico. Por isso preciso agradecer ao meu orientador, o professor Miguel Elias Mitre Campista, pela confiança.” O título do trabalho que rendeu o prêmio de Melhor Artigo a aluno e professor é “Análise do Aprendizado Federado em Redes Móveis”.

Guilherme Araujo Thomaz, Gustavo Franco Camilo e Lucas Airam Castro de Souza, sob orientação do professor Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte, formam o trio de graduandos de Engenharia Eletrônica e de Computação que recebeu Menção Honrosa no WBlockchain/SBRC com o artigo “Uma Análise Comparativa da Arquitetura e Desempenho de Plataformas de Corrente de Blocos Permissionadas para Contratos Inteligentes”.

Aluno do quarto período, Guilherme Araujo diz que a menção honrosa é resultado do aprendizado imenso que teve no GTA. “Esse foi meu primeiro artigo publicado e a menção honrosa é importante para minha trajetória, pois gera motivação.”
Já Gustavo Camilo, que está no 9º período e é bolsista de IC sob orientação do Prof. Otto Carlos há quase 3 anos, destaca que durante esse período no GTA teve contato com pesquisadores de diversos lugares do mundo e oportunidade de participar na publicação e submissão de múltiplos artigos em conferências nacionais e internacionais, além de participar em projetos de pesquisa de alto nível já na graduação.

“Pretendo concluir a graduação e ingressar no mestrado em breve e estes resultados me motivam para continuar a trabalhar nos projetos e temas de pesquisa e seguir o caminho acadêmico.”

Lucas Airam também em final da graduação de Engenharia Eletrônica e de Computação pretende cursar mestrado e doutorado. “Fiquei 4 anos de forma ininterrupta sob a orientação do Prof. Otto Carlos, que me motivou a cursar disciplinas da pós-graduação e despertou o meu interesse em pesquisas acadêmicas. A iniciação científica me proporcionou parcerias com diversos alunos brilhantes com alto desempenho acadêmico”, conta o pesquisador que já conta 20 publicações de trabalhos em congressos nacionais e internacionais, além de artigos submetidos para revistas que estão em processo de revisão.

Contemplado com Prêmio Artur Ziviani SBRC 2021, Diogo Menezes Ferrazani Mattos é professor da UFF desde 2018, associado aos laboratórios MidiaCom e LabGen. É graduado em Engenharia de Computação e Informação pela Politécnica-UFRJ, mestre e doutor pelo PEE/COPPE e foi orientado pelo Prof. Otto Carlos durante todo o percurso no GTA.

Segundo o site do SBRC 2021, o Prêmio Artur Ziviani busca reconhecer contribuições de jovens pesquisadores na área de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos que se destacam em nível nacional e internacional. E para Diogo Menezes, o prêmio é importante porque fomenta a visibilidade das pesquisas que realizou nos anos no GTA e no MidiaCom/UFF. “E outro ponto importante do prêmio é que é uma homenagem ao Artur Ziviani, que era pesquisador do LNCC e foi vítima da COVID-19. Artur também foi aluno de graduação, mestrado e doutorado do Prof. Otto Carlos.”

Diogo Menezes assinala que a trajetória no GTA foi muito importante para a formação dele como professor-pesquisador. “É um dos laboratórios mais reconhecidos na área de redes de computadores no Brasil.”