Alunos da Politécnica-UFRJ recebem prêmios por iniciativas inovadoras na Ilha do Governador

Publicado em: 21/09/2022 Escola Politécnica da UFRJ

As iniciativas do “Engenhando a Cidade” – projeto liderado pelos alunos da Escola Politécnica da UFRJ Francisco Victer, Yan Monteiro e Severino Virgínio,  conquistaram dois prêmios importantes nesta primeira quinzena de setembro, sendo eles: “Ilha 455 Anos” e “Edson Luís”, concedidos respectivamente pelo Polo Cultural Ilha e pela Prefeitura do Rio. Os reconhecimentos foram dados a eles pelas intervenções realizadas na Ilha do Governador.

Suas contribuições voluntárias para limpeza e tombamento da Pedra da Onça e reformas/reparos em praças (como a Praça Papai Noel, atualmente em obra), parque Marcello de Ipanema e também no Corredor Esportivo – que são equipamentos urbanos voltados ao lazer, garantiram melhor qualidade de vida aos moradores da Ilha do Governador e a atratividade do bairro.

“É um grande orgulho, especialmente sendo aluno do Fundão, saber que a população da Ilha aprova o nosso projeto, valida a razão pela qual estudamos. Isso significa que por mais que a UFRJ tenha impacto nacional, ela não está negligenciando seu próprio quintal. E estamos fazendo parte disso”, destacou Francisco Victer, do curso de Engenharia de Produção.

Já Yan Monteiro, que cursa Engenharia Civil, entende que esses reconhecimentos são extremamente importantes para o grupo ganhar voz e relevância. “Como a gente depende do poder público para que nossas ideias e propostas sejam materializadas, esse tipo de prêmio dá envergadura e alcance para que possamos melhorar cada vez mais nossa interlocução com os diferentes agentes públicos”, comentou o aluno.

O projeto “Engenhando a Cidade” busca mostrar ao poder público que as intervenções são necessárias, viáveis financeira e tecnicamente e, acima de tudo, de alto retorno para a população. O projeto mostra também que é possível realizar o reparo dos equipamentos, minimizando não só o custo inicial, mas também para a execução e manutenção.

Saiba mais sobre os projetos no link.

Na foto, os alunos com o Prêmio Edson Luís, concedido pela Prefeitura do Rio