Alunos da Politécnica-UFRJ participam de Olimpíada Internacional de Segurança Financeira

Discentes integraram a única comitiva brasileira que viajou para Rússia

Publicado em: 19/10/2022 Escola Politécnica da UFRJ

Os alunos André Garcia e Vinícius Costa da Escola Politécnica da UFRJ ficaram entre os 500 finalistas da Olimpíada Internacional de Segurança Financeira, realizada na cidade de Sochi, na Rússia. Orientados pelo professor Fabio Krykhtine do Departamento de Engenharia Industrial, a dupla integrou a única comitiva brasileira no evento, formada por mais seis estudantes de outras unidades da UFRJ. Esta foi a primeira vez que a instituição participou da Olimpíada, que aconteceu entre os dias 10 e 15 de outubro.

Durante os seis dias de atividades, os graduandos da Escola Politécnica participaram de uma série de cursos e oficinas com o objetivo de ampliar a resiliência do sistema financeiro quanto a golpes e estruturação de ações criminosas contra investidores. Ambos também foram diplomados em masterclasses, sob os temas investigação de lavagem de dinheiro e uso de cryptomoedas em ações criminosas, onde aprenderam a utilizar ferramentas e acessar bases de dados para rastrear movimentações suspeitas e cumprirem procedimentos de investigação para comprovar os crimes.

“O evento teve um alto nível conceitual, com workshops bem elaborados e desafios de difíceis soluções. Isso ajudou a aprofundar os conhecimentos sobre segurança financeira e seus riscos e impactos no sistema econômico”, avaliou André, aluno de Engenharia Naval. Após bom desempenho em um dos masterclasses, o graduando foi convidado a participar de um encontro com os diretores da organização das olimpíadas e o reitor da RUDN, onde pode debater ideias, fazer perguntas e contribuir com as suas impressões gerais para melhorar a qualidade do evento.

Aluno da Engenharia Nuclear, Vinicius também considerou uma experiência positiva. “A recepção foi ótima. Tivemos acesso até ao serviço de tradução para o português em todas as etapas. Durante toda olimpíada aprendemos bastante, tanto na parte técnica quanto cultural”.

Para o professor Fabio Krykhtine, a viagem representa um marco importante nas relações com as universidades da Federação Russa, BRICS e Ásia Oriental. “Estamos construindo laços de cooperação irreversíveis, troca de capital intelectual entre delegações. No âmbito da vida dos estudantes, a participação no evento representa a descoberta de um mundo novo de conexões, oportunidades de acesso ao sistema de educação e trabalho na Federação Russa, além do importante reconhecimento de suas habilidades, elevando a autoestima e ampliando suas visões de mundo.”

Neste ano, os países do BRICS foram convidados a integrarem a atividade da Olimpíada, a partir de uma seleção que ocorreu no primeiro semestre do ano, em que os alunos se inscreveram e participaram de provas online. Em agosto, o resultado apontou finalistas da UFRJ.

Segundo o professor, a UFRJ tem trabalhado estrategicamente nesta frente ao longo dos últimos anos e estabeleceu através da Superintendência Geral de Relações Internacionais a designação de um conjunto de Coordenadores Especiais para tratar de relacionamento exclusivo com os países do BRICS, reforçando a aliança de cooperação em ciência e educação.