Alunos da Poli-UFRJ são premiados no VIII Prêmio CREA-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos. UFRJ foi a instituição de ensino com a maior quantidade de prêmios conquistados

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ

Em clima de festa, 15 trabalhos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foram premiados em cerimônia do VIII Prêmio CREA-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, realizada no último dia 13, no Clube de Engenharia. Destes, oito trabalhos foram feitos por alunos da Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ).A UFRJ foi a instituição de ensino com maior quantidade de prêmios conquistados.

O objetivo da premiação é estreitar os laços do Conselho com a comunidade acadêmica, divulgando e valorizando a produção científica dos estudantes e seus professores, além de reconhecer os melhores trabalhos nas categorias graduação de nível superior e médio-técnico, mestrado e doutorado.

Representando a diretora da Poli-UFRJ, prof.ª Cláudia Morgado, o vice-diretor, prof. Vinícius Cardoso, reforçou a importância do CREA-RJ e da conquista da UFRJ. “O CREA é a nossa instituição acreditadora, é quem nos autoriza o exercício da função e, assim, é uma voz fundamental na formação de engenheiros. É também a partir das atribuições fixadas pelo CREA que podemos ajustar nossos cursos. A UFRJ está de parabéns pela quantidade expressiva de prêmios”, destacou o vice-diretor.

Com um trabalho que aborda a exploração de uma fonte de energia limpa, a aluna do Programa de Engenharia Urbana (PEU/POLI/UFRJ),Clerismar Fernandes, comemorou: “Estou feliz com a premiação. É gratificante, em especial, pela jornada até aqui. O reconhecimento do PEU e do CREA me faz crer que posso em ir além e que tenho potencial para contribuir ainda mais com o ambiente acadêmico e técnico.”

Também premiado, o aluno de Engenharia Civil, Marco Felipe Fialho, considerouque o seu trabalho possa contribuir para área de análise dinâmica de solo que, segundo ele, não costuma fazer parte da formação regular do engenheiro civil brasileiro. “É uma honra poder receber este prêmio. Premiações como esta auxiliam na aproximação entre as áreas acadêmica e prática de engenharia, estimulando a sinergia entre elas”, contou.

Já o aluno Ramiro Ramos, de Engenharia Naval e Oceânica, concorreu com um trabalho que faz uma análise da força que o vento aplica sobre os navios atracados. De acordo com ele, o tema é de grande relevância, pois, com navios cada vez maiores, os métodos tradicionais de atracação precisam ser revistos a fim de evitar acidentes. “O prêmio me dá mais ânimo para continuar a desenvolver projetos científicos”, relevou.

Acompanhada dos alunos premiados Laís Pereira Ponte e André Carneiro Porto, a coordenadora de Engenharia Ambiental, prof.ª Monica Pertel, explicou que o curso procura, por meio dos trabalhos de conclusão, deixar uma contribuição para a sociedade, buscando temas de profundo interesse ambiental e, por conseguinte, de toda a sociedade.“O assunto premiado é um exemplo dessa relevância e da aplicabilidade”.

A cerimônia de premiação contou com a presença do presidente do CREA-RJ, Luiz Antônio Cosenza; do presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino; do coordenador da Comissão de Educação do CREA-RJ, Rafael de Oliveira Mota; do decano da Engenharia da UFRJ, Walter IssamuSuemitsu; do  reitor do Instituto Militar de Engenharia (IME), Armando Morado Ferreira; do representante do Confea, Jorge Luiz Bitencourt da Rocha; e do diretor geral da Mutua RJ, Luiz Felipe Pupe.

Abaixo, a lista de alunos e projetos premiados da Poli-UFRJ:

– LEONARDO CATALANI CORREA (ENGENHARIA ELÉTRICA)
Projeto de um rack fotovoltaico móvel para pequenos serviços técnicos
Orientador: Jorge Luiz do Nascimento

– LAIS PEREIRA PONTE E ANDRÉ CARNEIRO PORTO (ENGENHARIA AMBIENTAL)
Análise da taxa de renovação e idade da água do sistema estuarino da baía de Guanabara
Orientador: Paulo César ColonnaRosman

– GABRIELLA CUNHA COSTA MIRANDA (ENGENHARIA DE MATERIAIS)
Produção e operação de pilhas a combustível de óxido sólido suportadas pelo anodo
Orientadores: Paulo Emílio V. Miranda / Bernardo J. M. Sarruf

– CLERISMAR FERNANDES DA SILVA (PEU/POLI)
Energia solar no meio urbano: análise para diferentes formas urbanas