Alunos criam aplicativo que facilita atendimento em restaurantes do CT

Publicado em: 21/09/2022 Escola Politécnica da UFRJ

Facilitar a vida de alunos, professores e funcionários que frequentam o Centro de Tecnologia da UFRJ, por meio dos avanços da tecnologia móvel, tem sido um dos grandes objetivos dos alunos da Escola Politécnica da UFRJ Matheus Schueler e Vinícius Rabelo. A dupla é responsável por criar o aplicativo “Cardappio”, que permite ao usuário escolher o seu restaurante preferido, pagar online e retirar o pedido no horário desejado.

“O que mais nos motivou a criá-lo foi o fato de querermos melhorar o local onde passamos a maior parte do nosso dia. Além disso, o aplicativo atende aos cuidados impostos pela pandemia, evitando aglomeração de pessoas nos restaurantes”, destacou Matheus, que está no oitavo período de Engenharia de Mecânica.

Atualmente, o aplicativo conta com três estabelecimentos cadastrados, sendo eles: YakiÁrabe, no Bloco B; Bom Gosto, no bloco F; e Budy, no bloco H. Mas, a expectativa dos jovens é aumentar a adesão de restaurantes que atendem o Centro de Tecnologia. “Decidimos rodar as primeiras versões do app em nosso ambiente universitário para testá-lo e melhorá-lo, podendo assim termos feedback diretamente dos usuários. Futuramente, pretendemos abranger toda a UFRJ e restaurantes externos”, explicou Vinícius, que cursa o oitavo período de Engenharia Elétrica.

Ambos os criadores lembram que a ideia só foi possível tirar do papel após participarem da 6ª edição da Germinadora de Startups, que é um programa de capacitação do Laboratório de Empreendedorismo e Novos Negócios (LabGn²) – projeto de extensão vinculado à Escola Politécnica.

“Começamos com a ideia no início da pandemia e precisávamos conhecer e aprender mais sobre o mundo do empreendedorismo para conseguir amadurecer o projeto. Com isso, nos inscrevemos na Germinadora, que nos proporcionou uma série de atividades como participação em palestras e avaliações de bancas compostas por pessoas com bastante experiência no ramo de empreendedorismo. Isso foi determinante para avançarmos com o projeto”, comentou Matheus, que também contou com o auxílio do ex-aluno da Politécnica-UFRJ Henrique Almeida para o desenvolvimento do aplicativo.

Coordenado pela professora da Escola Politécnica Alice Ferruccio, o LabGn² busca fomentar e difundir o espírito empreendedor dentro do ambiente universitário, capacitando os participantes através de workshops, palestras, mentorias e feedbacks, elaborados e ministrados tanto pela equipe do laboratório como por parceiros externos. Durante um mês, os participantes recebem treinamento semanal para no final apresentarem um pitch para uma banca de mentores.

“Além disso, a iniciativa, que chegará a sua 7ª edição em dezembro deste ano, ainda busca atender gratuitamente novos empreendedores, de fora da UFRJ, que querem validar suas ideias de negócio e aprender sobre temas como Plano Financeiro, Plano de Marketing e Mínimo Produto Viável”, adiantou a professora.

Até 2023, os alunos da Escola Politécnica Vinícius e Matheus têm como metas implementar novas ferramentas, formas de pagamento e publicação na Apple Store – já que o aplicativo está disponível somente para o sistema Android. Quem tiver interesse em incluir o restaurante no App, deve entrar em contato pelo email: contato@cardappio.net.br.