ABC empossa a Profª. Gabriela Ribeiro Pereira da Metalurgia UFRJ

Publicado em: 05/08/2022 Escola Politécnica da UFRJ

A professora Gabriela Ribeiro Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM) da Coppe e do Departamento Engenharia Metalúrgica e de Materiais (DMM) da Escola Politécnica da UFRJ, e outros quatro jovens pesquisadores de destaque na ciência fluminense, foram empossados como novos membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC), na seção Rio de Janeiro. A diplomação aconteceu durante Simpósio da ABC, realizado no dia 15 de agosto, na sede da instituição.

“Terei como principal desafio motivar os jovens a seguir a carreira de cientista, principalmente as mulheres, pelos próximos anos. É uma honra fazer parte da ABC”, celebra a professora, que é responsável pela disciplina “Ensaios Não Destrutivos” na graduação.

O evento, transmitido pelo canal da ABC no YouTube, contou com a participação da presidente da ABC, Helena Bonciani Nader, da vice-presidente regional para o Rio de Janeiro, Patricia Torres Bozza e da membra titular Ana Tereza Vasconcelos, que ministrou uma palestra magna. Na ocasião, cada novo acadêmico apresentou um simpósio contando um pouco mais sobre suas pesquisas, que no caso da professora da UFRJ focam no desenvolvimento de metodologias de inspeção e estudo de técnicas não destrutivas para avaliação estrutural e caracterização de diferentes materiais utilizados na indústria.

Conheça os outros membros que foram empossados:

Carlos Eduardo Ganade | Ciências da Terra
Pesquisador em geociências do Serviço Geológico do Brasil da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e doutor em ciências, na área de geotectônica geoquímica, pela USP.

Marcelo Trovó Lopes de Oliveira | Ciências Biológicas
Professor associado do Departamento de Botânica da UFRJ.

Simon Griffiths | Ciências Matemáticas
Professor Adjunto da PUC-Rio.

Thaiane Moreira de Oliveira | Ciências Sociais
Professora do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do programa de pós-graduação em comunicação da UFF.

Reportagem atualizada em: 15/08/2022