ABC empossa a Profª. Gabriela Ribeiro Pereira da Metalurgia UFRJ

Publicado em: 05/08/2022 Escola Politécnica da UFRJ

A professora Gabriela Ribeiro Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM) da Coppe e do Departamento Engenharia Metalúrgica e de Materiais (DMM) da Escola Politécnica da UFRJ, e outros quatro jovens pesquisadores de destaque na ciência fluminense, serão empossados como novos membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC), na seção Rio de Janeiro. A diplomação será realizada durante Simpósio da ABC, no dia 15 de agosto, às 14h, na sede da instituição.

“Terei como principal desafio motivar os jovens a seguir a carreira de cientista, principalmente as mulheres, pelos próximos anos. É uma honra fazer parte da ABC”, celebra a professora, que é responsável pela disciplina “Ensaios Não Destrutivos” na graduação.

O evento será aberto pela presidente da ABC, Helena Bonciani Nader, pela vice-presidente regional para o Rio de Janeiro, Patricia Torres Bozza e pela membro titular Ana Tereza Vasconcelos, que ministrará uma palestra magna. Na sequência, cada novo acadêmico apresentará um simpósio contando um pouco mais sobre suas pesquisas, que no caso da professora da UFRJ focam no desenvolvimento de metodologias de inspeção e estudo de técnicas não destrutivas para avaliação estrutural e caracterização de diferentes materiais utilizados na indústria.

O evento também será transmitido ao vivo pelo canal da ABC no YouTube.

Conheça os outros membros que serão empossados:

Carlos Eduardo Ganade | Ciências da Terra
Pesquisador em geociências do Serviço Geológico do Brasil da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e doutor em ciências, na área de geotectônica geoquímica, pela USP.

Marcelo Trovó Lopes de Oliveira | Ciências Biológicas
Professor associado do Departamento de Botânica da UFRJ.

Simon Griffiths | Ciências Matemáticas
Professor Adjunto da PUC-Rio.

Thaiane Moreira de Oliveira | Ciências Sociais
Professora do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do programa de pós-graduação em comunicação da UFF.