e-sic

 

 

Laboratórios de Informática

Administrado pela Pró-reitoria de Graduação, o Programa de Atividades Extracurriculares de Apoio aos Laboratórios de Informática de Graduação visa aprimorar os conhecimentos teóricos e práticos do aluno na área de informática, através do desenvolvimento e da aplicação de recursos computacionais variados para fins acadêmicos.

A principal característica do aluno que deseja participar deste programa deve ser o interesse pela computação. Neste estágio, o bolsista tem a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos teóricos e práticos na instalação, organização, gestão, operação e atendimento aos usuários de laboratórios de informática.

O bolsista do PAEALIG desenvolve atividades relacionadas a uma disciplina que já tenha cursado e apresentado um bom rendimento.

Atribuições:

  • Auxiliar os professores na preparação dos ambientes computacionais necessários para a realização de suas aulas práticas, envolvendo o uso de computadores, e na orientação dos alunos para a sua correta utilização;
  • Auxiliar a coordenação do laboratório nas atividades de preparação, operacionalização e manutenção da infra-estrutura computacional, tanto dos equipamentos como dos programas operacionais e aplicativos.

Requisitos para inscrição:

  • Estar regularmente matriculado (inscrito em disciplinas) no período de vigência da Bolsa;
  • Possuir CRA igual ou superior a 6,0 (seis);
  • Não ter sofrido sanção disciplinar.

OBS: Em casos especiais, quando o aluno não satisfizer estas condições admite-se justificativa em parecer circunstanciado do responsável pelo laboratório.

Inscrição e Seleção:
A seleção é feita no início de cada período e corre de acordo com as normas estabelecidas  no edital da Reitoria.
No período de inscrição, o aluno deverá se dirigir à Secretaria Acadêmica da Escola Politécnica efetuar sua inscrição e ser informado das condições e datas da seleção.
Os candidatos à bolsa serão selecionados por prova de conhecimento e aptidão e pelo rendimento acadêmico.

Carga-horária e período de duração:
A carga horária será definida com o professor responsável pelo laboratório de informática e não poderá ser inferior a  8 horas e nem superior a 12 horas semanais, tendo a bolsa período de duração de 12 meses, conforme edital.

 

Algumas considerações:

  • A participação no PAEALIG não constitui cargo ou emprego nem representa vínculo empregatício de qualquer natureza com a Universidade.
  • Os alunos só poderão acumular com a bolsa do LIG a bolsa auxílio e o auxílio manutenção;
  • A frequência dos monitores deverá ser confirmada através de e-mail enviado à secretaria acadêmica até o dia 14 de cada mês. A Secretaria Acadêmica enviará e-mail solicitando a confirmação de frequência mensalmente;
  • Ao final do período de atividades do bolsista, conforme orientação da Secretaria Acadêmica, esse deverá entregar o relatório de atividades, devidamente assinado por ele e pelo professor responsável na Secretaria Acadêmica.
  • É recomendável a verificação de e-mails, pois a Secretaria Acadêmica usará esse meio para as diversas correspondências com os alunos e responsáveis pelo laboratório.

Normas para o bolsista do LIG:

Documentação:

Secretaria Acadêmica
Prédio do Centro de Tecnologia - Bloco A - 2º andar  
Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP 21945-970 
E-mail: bernardomarins@poli.ufrj.br ; guianze@poli.ufrj.br

Para mais informações: http://www.pr1.ufrj.br

 


 
     Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica
     Av. Athos da Silveira Ramos, 149, CT - Bloco A, 2º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
     CEP: 21941-909 - Caixa Postal 68529 - Telefone: + 55 - 21 - 3938-7010 - Fax: + 55 - 21 - 3938-7718
Desenvolvido por STI Poli