Resíduo ou recurso? Gerenciamento de resíduos sólidos, meio ambiente e economia

Publicado em: 01/06/2022 Escola Politécnica da UFRJ

Informações do evento

Data do evento: 08/06/2022a 08/06/2022

Tipo: Evento Interno

Programação: http://www.semanadomeioambiente.poli.ufrj.br/

Inscrições: https://bit.ly/3t6qSTc

A Escola Politécnica da UFRJ realiza a Semana do Meio Ambiente 2022, de 7 a 9 de junho, com o objetivo de debater assuntos relacionados à preservação do meio ambiente e também fazer um alerta sobre a importância da sustentabilidade.

O evento, que celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), será on-line, com transmissão pelo canal da Escola Politécnica no YouTube e início às 13 horas.

Dividida em três aspectos (desastres ambientais e a drenagem urbana; gestão de resíduos sólidos; e transição energética, gás natural e descarbonização), a programação contará com palestras de professores da Politécnica-UFRJ e profissionais ligados à área ambiental.

O evento está sendo organizado pela coordenadora da Engenharia Ambiental Monica Pertel; pelo coordenador do Programa de Engenharia Urbana (PEU) Julio Torres; pela coordenadora do Programa de Engenharia Ambiental (PEA) Lidia Yokoyama; e pela diretora de Ensino do Grêmio Acadêmico de Engenharia Ambiental (GAEA) Manoela Menna Barreto Paulos.

Para ser lembrado do evento e poder receber declaração de participação, faça a sua pré-inscrição no link ao final do texto.

Programação do dia 8 de junho da Semana do Meio Ambiente 2022:

Orla Sem Lixo: uma proposta de solução para o lixo flutuante na Baía de Guanabara
Carla Sabino, Pesquisadora Associada do LDSC/UFRJ, Coordenadora Adjunta do Projeto Orla Sem Lixo

Gestão de resíduos orgânicos e Clima: o caso do Ecoparque do Caju
Bernardo Ornelas Ferreira, Gestor no Centro de Tratamento Mecânico-Biológico do Ecoparque Caju e membro do Escritório de Sustentabilidade da Comlurb

Ciclo Orgânico: um caso de sucesso na gestão de resíduos orgânicos
Lucas Chiabi, Ex-aluno de Engenharia Ambiental da Politécnica-UFRJ e fundador do Ciclo Orgânico

A importância do Movimento Nacional dos Catadores de Resíduos para a gestão de resíduos urbanos
Custódio da Silva Chaves, Catador de Material Reciclável cooperado e Diretor de Assuntos Externos, Políticos e Projetos na Cooperativa ReciclaMais Zona Oeste e Coordenador de Conscientização do MNCR-RJ

Mediação
Monica Pertel, Engenheira Ambiental, Professora da Politécnica-UFRJ no Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (DRHIMA) e Coordenadora da Graduação em Engenharia Ambiental