Equipes de competição da UFRJ expõem suas inovações em evento no Parque Tecnológico

Publicado em: 25/04/2022 Escola Politécnica da UFRJ

Informações do evento

Data do evento: 27/04/2022a 27/04/2022

Tipo: Evento Interno

As equipes de competição da UFRJ Ícarus, Minervas Baja, Bots e Rockets e UFRJ Nautilus irão expor suas inovações no IP DAY UFRJ, evento que celebra o Dia Mundial da Propriedade Intelectual. A exposição é gratuita e será realizada nesta quarta-feira (27/4), das 10h às 13h, na Inovateca do Parque Tecnológico da UFRJ.

A programação do evento contará também com debates, minicursos, palestras e a presença dos principais agentes de Propriedade Intelectual do cenário nacional, com o intuito de difundir a relação que os jovens têm com a propriedade intelectual, a inovação e a criatividade.

O evento é organizado pela Agência UFRJ de Inovação, pelo Parque Tecnológico da UFRJ e pelo Sistema Inova UFRJ, em parceria com a WIPO – World Intellectual Property Organization, do USPTO – United States Patent and Trademark Office, e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

A Inovateca do Parque Tecnológico da UFRJ fica na Rua Aloísio Teixeira, 564 – Cidade Universitária – RJ.

Confira a programação completa:

Abertura:

Apresentação e abertura do evento IP Day com os principais agentes presentes na propriedade intelectual no cenário nacional.

Mesa de Abertura: Representantes da OMPI, INPI, USPTO, Reitoria da UFRJ e Agência de Inovação da UFRJ

Horário: 10h às 10h30

Painel Abertura:
Painel principal com a temática “Gêneros na Propriedade Intelectual”, com jovens mulheres inventoras.

Moderadora: Kelyane Silva, coordenadora da Agência UFRJ de Inovação

Mesa Principal: Jovens Mulheres e Ações para o Futuro em Propriedade Intelectual – 2 Cases de Pesquisadoras jovens desenvolvedoras de tecnologias para o futuro

Horário: 10h40 às 11h10

Painel Investidores:
Painel com temática “Investidores e Propriedade Intelectual: como impulsionar novas tecnologias e disponibilizá-las ao mercado”, com investidores de grande relevância nacional discursando sobre o avanço, desenvolvimento e impasses deste cenário.

Mesa Paralela:

Investimentos em PI: Como apostar num futuro inovador?

Componentes da mesa: Representantes da FINEP, FAPERJ, SEBRAE, Urca Angels e EqSeed.

Horário: 11h15 às 12h

Curso: Redação de patentes com dispositivos embarcados e implicações jurídicas em proteções internacionais

Exposições: Stands e tecnologias demonstrativas fora e no interior do Inovateca
Haverá exposição de tecnologias desenvolvidas na UFRJ, pelas Equipes de Competição UFRJ, empresas do Programa Dr. Empreendedor da UFRJ, tecnologias de pesquisadores (ventilador mecânico, sistema de ruídos, entre outras).