Monitoria

A monitoria caracteriza-se pelo conjunto de atividades relacionadas ao exercício da docência pelos alunos de graduação, despertando o interesse pela carreira docente. É o momento em que o aluno, acompanhado e orientado pelo docente responsável pela disciplina, tem oportunidade de aprender como planejar aulas, elaborar e/ou selecionar materiais didáticos de apoio ao desenvolvimento das atividades teóricas e práticas, além de oferecer suporte didático aos alunos que estão cursando a disciplina, incluindo as práticas de campo e de laboratório.

Para se candidatar à bolsa de monitoria, o aluno precisa ter cursado a disciplina a qual pretende ser monitor e ter obtido grau igual ou superior a 7,0 (sete), ter CRA igual ou superior a 6,0 (seis) e não ter sofrido sanção disciplinar. O aluno deverá ter carga horária disponível de 8 (oito) a 12 (doze) horas semanais.

Existe a possibilidade de o aluno ser um monitor voluntário. Neste caso, ele não receberá o valor mensal creditado aos bolsistas. Esta modalidade de monitoria é interessante para aqueles que já possuem alguma bolsa não acumulável e têm o desejo de exercer as atividades deste programa. Assim como os monitores bolsistas, os monitores voluntários terão registrado em seus históricos a participação no programa de monitoria, o que é interessante para fins curriculares.

Usualmente no final do ano o edital de monitoria é divulgado aos alunos. Para mais informações, consulte a seção Bolsa de Monitoria no site da Pró-Reitoria de Graduação (PR1) da UFRJ.

Alguns informes importantes:

1) A bolsa de monitoria 2022 tem vigência de 01/04/2022 a 31/01/2023.

2) Em 2022, o valor das bolsas é de R$ 400,00 mensais.
3) O monitor deve atuar entre 8 (mínimo) e 12 horas (máximo) por semana.

4) No término de cada período letivo, ou quando for feito o desligamento do programa
de monitoria antes do término do período letivo, o monitor bolsista e voluntário deve preencher o Relatório de Atividades de Monitoria e entregá-lo pelo formulário (login somente através do polimail). O prazo de entrega do relatório referente ao primeiro período é até o dia 05 de agosto de 2022, e o referente ao segundo período é até o dia 16 de dezembro de 2022.

5) Caso o monitor desista da bolsa, deve avisar ao professor responsável até o dia 15 do mês anterior à sua saída, para possibilitar a sua substituição. O(a) professor(a) responsável pela monitoria da disciplina ou o(a) aluno(a) bolsista deve encaminhar o termo de desligamento para o e-mail monitoria@poli.ufrj.br e o Relatório de Monitoria do período devidamente preenchidos pelo formulário (login somente através do polimail).  Em caso de substituição, deve ser encaminhado pelo(a) professor(a) responsável pela disciplina o nome, DRE, nome da disciplina, CRA até o último dia útil do mês anterior para o e-mail: monitoria@poli.ufrj.br. O cadastro do bolsista selecionado deve ficar arquivado no departamento a qual pertence a disciplina. O cadastro de monitor voluntário deve ser encaminhado para o e-mail: monitoria@poli.ufrj.br
6) A não entrega do Relatório, por parte do monitor, significa inadimplência com a UFRJ e acarreta impedimento à sua Colação de Grau, além de resultar na perda de bolsas de monitoria para a Escola Politécnica.

7) O pagamento das bolsas é feito até o décimo dia útil do mês seguinte ao início da atuação do bolsista. Caso o aluno não tenha recebido a bolsa de monitoria, deve entrar em contato com o e-mail monitoria@poli.ufrj.br

8) É responsabilidade do aluno cadastrar, e manter atualizados, seus dados pessoais e financeiros no SIGA. A conta bancária não pode ser conta conjunta e nem poupança, ou seja, deve estar sob a titularidade do aluno e, portanto, vinculada ao seu CPF). Os alunos que não registrarem a conta e agência no SIGA, ficarão impossibilitados de receber a bolsa.

9) A declaração de rendimentos deve ser solicitada por e-mail à Divisão de Integração Acadêmica da PR-1: monitoria@pr1.ufrj.br

Modelos de documentos:

Cadastro de monitor bolsista

Cadastro de monitor voluntário

Relatório de monitor bolsista

Relatório de monitor voluntário

Termo de desligamento

Disposição legal sobre o assunto:

Resolução de Monitoria CEG 04/2004

Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail:
monitoria@poli.ufrj.br

Para mais informações, acesse o site da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1/ UFRJ):

https://graduacao.ufrj.br/index.php/editais-mainmenu-145/bolsa-de-monitoria-editais-194