Informações Gerais | Perguntas Frequentes | Colação Extraordinária | Roteiro Musical | Calendário 2017
 
 


Perguntas Frequentes:

1. O que é a Colação de Grau?
R: De acordo com o artigo 1º da Resolução nº 1, de 24/06/2006, da Congregação da Escola Politécnica, a Colação de Grau é uma solenidade realizada na forma de sessão pública onde é realizado o ato formal da outorga do grau de Engenheiro aos alunos da Escola Politécnica concluintes do Curso de Engenharia em suas diversas Habilitações.
2. Quais as fases da Colação de Grau?
R: A Colação de Grau é dividida em quatro momentos:
(1) Envio para colacao@poli.ufrj.br dos seguintes dados: Nome completo, curso, DRE, PoliMail e telefones de contato.
(2) Inscrição
(3) Identificação
(4) Cerimônia
3. Que documentos tenho que apresentar na inscrição para Colação?
R: O formando deverá preencher o Requerimento de Colação de Grau / Diploma (aqui), imprimir e entregá-lo junto com a documentação necessária (aqui) na Secretaria Acadêmica (CT, Bloco A, 2° andar).
Obs: O Requerimento de Colação de Grau / Diploma é um pdf com campos editáveis, logo, você pode preencher os campos digitando e depois imprimir.
4. É preciso mesmo ter o PoliMail para me inscrever na Colação?
R: Sim, é imprescindível ter o PoliMail. Toda e qualquer informação sobre a colação e seu diploma será transmitida ao seu PoliMail, não para e-mail's pessoais. Acesse-o regularmente.
Obs.: Caso tenha problemas com seu PoliMail, compareça ao STI Poli (CT, Bl. A, 2º Andar).
5. Não poderei ir pessoalmente fazer a inscrição. O que devo fazer?
R: O formando deverá redigir uma Procuração autorizando um representante a fazer sua inscrição na Colação. Esse representante trará os documentos necessários (ver pergunta 3) para efetivar a inscrição.
Obs.: Essa Procuração não precisa ser reconhecida em cartório. Clique aqui para obter um modelo desta Procuração.
6. O que é a fase de Identificação da Colação?
R: Identificação é a fase em que o formando confirma que realmente estará presente na cerimônia. Nesse momento o formando receberá uma senha com a qual, na cerimônia, estará vestindo a beca.
7. Não poderei ir pessoalmente fazer a identificação. O que devo fazer?
R: O formando deverá redigir uma Procuração autorizando um representante a estar fazendo sua identificação. Este representante trará os documentos necessários (ver pergunta 6).
Obs.: Essa Procuração não precisa ser reconhecida em cartório. Clique aqui para obter um modelo desta Procuração.
8. Como é a cerimônia de Colação de Grau?
R: A cerimônia está estruturada conforme o roteiro padrão da Escola Politécnica (clique aqui para conhecer).
9. Que horas devo chegar na cerimônia?
R: Nossa cerimônia começa às 18h. O formando deverá chegar às 16h30, por causa da organização e do tempo para vestir a beca. Os convidados não precisam chegar neste horário.
10. Qual o tempo médio de duração da cerimônia?
R: O tempo médio de duração da cerimônia é de uma hora e meia à, no máximo, duas horas, mas depende da quantidade de formandos.
11. É necessário participar da cerimônia?
R: Sim. A cerimônia é oficial e nela será entregue o Certificado, com o qual poderá dar entrada no CREA, além da assinatura do Livro Ata de Colação de Grau.
12. Com que tipo de roupa devo ir na cerimônia? E os convidados?
R: De acordo com o § 2º do artigo 3º, da Resolução nº 1, de 24/06/2006, é recomendado aos participantes oficiais e aos convidados o uso de trajes classificados como esporte fino.
13. Não poderei estar presente na Colação. O que devo fazer?
R: O formando deverá redigir uma Procuração autorizando um representante a colar grau e receber o Certificado em seu lugar. Essa Procuração deverá ser entregue no Setor de Diplomas, na fase de Identificação juntamente com uma cópia do documento de identificação do colando e do procurador.
Obs.: Essa Procuração não precisa ser reconhecida em cartório. Clique aqui para obter um modelo desta Procuração.

14. Quem organiza as cerimônias?
R: A organização é feita pela Comissão de Eventos da Escola Politécnica (Alexandre/Rosane: colacao@poli.ufrj.br) em conjunto com uma empresa especializada em eventos (ver pergunta 21).
15. Como o CREA fica sabendo que colei grau?
R:A SAG Poli (Secretaria de Atividades Gerenciais) envia para o CREA, no dia seguinte ao da cerimônia de colação de grau, um ofício assinado digitalmente pelo diretor da Escola Politécnica contendo a relação de todos os colandos.
16. A partir de quando posso dar entrada no CREA?
R: Portando o Certificado, no dia seguinte ao da cerimônia já é possível dar entrada no CREA. É interessante, antes de ir dar entrada, que entre em contato com a SAG Poli (3938-7309) para confirmar o envio do ofício ao CREA.
17. Vou receber o diploma na cerimônia?
R: Não. Você receberá um Certificado oficial, e de posse deste, a partir do dia seguinte à cerimônia você poderá dar entrada no CREA.
18. Em quanto tempo fica pronto o meu diploma?
R: O prazo aproximado é de 5 a 6 meses, podendo ser prolongado em função da demanda de processos para a Divisão de Diplomas da UFRJ. Portanto, esse tempo não depende exclusivamente do Setor de Diplomas da Escola Politécnica.
19. Quanto tempo leva para a mensagem de colação de grau (a data da colação) ser inserida no histórico escolar?
R: Em até 30 dias.
20. Quais os itens da cerimônia que a Escola fornece?
R: A Escola Politécnica oferece o cerimonial, a beca, a ornamentação e a locação do espaço. Fotos e dvd's são custeados pelo formando.
21. Posso fotografar na cerimônia?
R: Sim, com câmeras pessoais. É vedada, em virtude de cláusulas contratuais de exclusividade junto à empresa organizadora, a presença ou contratação de fotógrafos profissionais free-lancer.
22. Como adquirir fotos/dvd's da cerimônia?
R: O formando entrará em contato direto com a empresa organizadora. Para saber os contatos da empresa, mande um email para colacao@poli.ufrj.br solicitando os contatos.
23. Qual o critério para definir o local da cerimônia?
R: O critério é a quantidade de formandos. O auditório Horta Barbosa (CT, Bl. A) comporta aproximadamente 580 pessoas sentadas, logo o utilizamos para colações de, no máximo, 70 formandos. Quando a quantidade é maior temos utilizado a Casa de España, no Humaitá.
24. Tenho C.R. maior que 8,0. Como faço para obter a Dignidade Acadêmica?
R: Para informações, clique aqui ou entre em contato com a DRE (Divisão de Registro de Estudantes da UFRJ) pelos telefones 3938-9406/7/8.
25. Qual o procedimento para solicitar Colação Extraordinária?
R: Favor acessar o link “Colação Extraordinária”, no cabeçalho desta página.
26. Como é feita a escolha do roteiro musical da cerimônia?
R: Os formandos escolhem a música de Entrada e da Entrega dos Certificados (esta, cada Curso tem sua própria música). As demais músicas são padronizadas pela Escola Politécnica. Acesse o link “Roteiro Musical” no cabeçalho da página para mais informações.

 

 


 
     Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica
     Av. Athos da Silveira Ramos, 149, CT - Bloco A, 2º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
     CEP: 21941-909 - Caixa Postal 68529 - Telefone: + 55 - 21 - 3938-7010 - Fax: + 55 - 21 - 3938-7718